Exposição mostra uma Curitiba “vista de cima”

Rodolfo Luis Kowalski
EXPOSIÇAO PERISCOPIO URBANO DE DANIEL CASTELLANO

(Franklin de Freitas)

Foi inaugurada nesta segunda-feira (27), no bairro Rebouças, em Curitiba, a exposição “Periscópio Urbano: Uma visão aérea de Curitiba”, que traz 38 recortes fotográficos da cidade feitos entre 2006 e 2024 pelas lentes apuradas do fotógrafo Daniel Castellano.

A mostra tem Franklin de Freitas, editor de Fotografia do jornal ‘Bem Paraná’, como curador e apresenta imagens que trazem desde hortas urbanas até detalhes do famoso petit pavet, tudo “visto de cima”.

A exposição, que tem entrada gratuita, acontece no Espaço Cultural do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), localizado na Rua Santo Antônio, 400.

Segundo Castellano, o nome “Periscópio” faz uma alusão ao instrumento usado nos submarinos para enxergar acima da linha d’água transpondo obstáculos.

“Assim é o projeto, que permite ao espectador ver o que está por cima do nível da rua, no topo dos prédios da cidade. Enxergar de cima nos permite descobrir ângulos, perceber composições que impressionam pela simetria e pela grafia formada pelos mosaicos de petit pavet, nas manhãs de neblina ou na penumbra da noite, no sol ou na chuva. Quem visitar ‘Periscópio Urbano’ vai se surpreender com novos ângulos da cidade”, promete e convida o fotógrafo.