na linha do trem ufpr
Exposição no Rebouças (Reprodução/UFPR)

Até o dia 10 dezembro de 2023 encontra-se aberta ao público para visitação, no hall de entrada principal do Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a exposição “No caminho dos trilhos ao som do apito do trem: escolas profissionais ferroviárias na Rede de Viação Paraná Santa Catarina (1933-1973). A exposição faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFPR.

A proposição da exposição surgiu a partir da tese de doutorado defendida pela professora Vânia Mara Pereira Machado em 2022, na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A professora comenta que no trabalho que desenvolve na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), e hoje está como coordenadora do Museu da Escola Paranaense (MEP), projeto em que participa e defende desde 2008, que durante esse caminhada de pesquisa em Educação e durante as pesquisa sobre as instituições escolares no Estado do Paraná , se revelou a Escola de Artes e Ofícios dos Ferroviários, primeira escola no âmbito da RVPSC, inaugurada em 1933 pela Cooperativa União de Socorros e Consumo dos Ferroviários e na sequência das investigações, descobriu que existia mais três escolas profissionais ferroviárias. Segundo Machado: “O tema é encantador e as imagens que fui garimpando, resultaram na tese e posteriormente na exposição”.

A exposição apresenta uma seleção de documentos iconográficos que retratam a história das escolas profissionais ferroviárias vinculadas à Rede de Viação Paraná Santa Catarina nas décadas de 1930 a 1970. Além de Machado, outros curadores também estão envolvidos na exposição, o professor Marcus Levy Bencostta e o arquiteto-restaurador Maicol Renato Barbizan da Silva.

A entrada é gratuita.