Feijoada da Meia Noite promove fanzine e oficina em Curitiba

Assessoria de imprensa
codex 1

Foto: Divulgação

O “Feijoada da Meia Noite” é um projeto gráfico independente, que apresenta arte multilinguagem, criado pelas artistas Helen Kaliski e Jo Mistinguett. A primeira edição do fanzine traz trabalhos inéditos e criações realizadas durante o período pandêmico, distribuídos em 40 páginas, no formato A5. A publicação é resultado do apoio da Lei Paulo Gustavo de Apoio à Retomada da Fundação Cultural de Curitiba.

A distribuição do fanzine é gratuita e contém uma fusão de diferentes linguagens artísticas: recortes, colagens, vídeos, imagens, textos, entre outros. Também faz parte do projeto a Galeria, que exibe obras de diversos artistas.

O editorial “CODEX”, por meio de criações artísticas, resgata a magia, o fogo e o afeto presentes no ato de fazer arte. As artistas explicam no texto: “São sabores, temperos, receitas e ingredientes que misturados de diferentes maneiras criam formas analógico-digitais de fazer arte.”

Uma inovação do zine é a audiodescrição, disponível por meio de QR code em alto relevo na capa, permitindo que pessoas com deficiência visual também tenham acesso a quatro obras presentes no editorial “CODEX”.

Oficina de Fanzine em Curitiba

O projeto oferece uma oficina gratuita sobre a produção de fanzines, com a poetisa e mediadora de leitura Daniele Rosa. A atividade acontecerá no dia 22 de março, das 14h às 18h30, na Gibiteca de Curitiba, localizada na R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro. As inscrições estarão abertas a partir de 17 de março, no site www.feijoadameianoite.art, e são limitadas a 15 vagas.

Sobre as artistas:

Helen Kaliski escreve, produz, performa e é artista visual, com bacharel e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, e Especialização em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná. Sua pesquisa se desenvolve dentro da literatura, dramaturgia, ficção científica e artes visuais. Publicou o livro de poesias “Dragão da Sorte” pela Editora Urutau e a ficção científica “Açougue de Pequenos Prazeres” pelo Selo Teju Jagua.

Jo Mistinguett é sonoplasta, produtora musical (compositora de trilhas sonoras originais), performer, DJ (atuante na cena eletrônica brasileira desde 2000, tendo tocado em diversos clubes no país e fora), pesquisadora de novas tecnologias, percepções e experimentações sonoras e artista visual.

Serviço: