Cultura curitiba vinil

Feira de discos apresenta mais de 35 mil “bolachões” aos curitibanos no final de semana

A Feira Nacional Curitiba Vinil, uma das maiores do país, acontece em galeria no Centro e conta com entrada gratuita

Rodolfo Kowalski
Imagem do WhatsApp de 2025-09-04 à(s) 11.00.31_d1040ebb

A Feira Nacional Curitiba Vinil (Foto: Rodolfo Kowalski)

O próximo sábado (6 de setembro) será dia para os apaixonados por música em Curitiba trabalharem no “garimpo”. Na ocasião, acontece mais uma edição da maior feira de discos não só da cidade, mas de toda a região Sul. É a Feira Nacional Curitiba Vinil, que reúne mais de 30 expositores de diferentes estados e apresenta cerca de 35 mil títulos de gêneros diversos ao público curitibano. 

O evento, com entrada gratuita, promete opções para todos os gostos e bolsos. Ele acontece das 9 às 18 horas na Galeria Green Center, que fica no Centro, entre as ruas São Francisco (nº 232) e 13 de Maio (nº 439). Além dos queridos bolachões, também será possível conferir DVDs, K7’s e CDs, além de equipamentos como toca discos, receivers e caixas de som, na Loja Curitiba Vinil. A discotecagem, por sua vez, fica a cargo das afinadas agulhas dos DJs Paulinho (da Vinil Attack) e Herb Joe.

A expectativa dos organizadores é que, ao longo do dia, mais de mil pessoas passem pelo local em busca de “bolachões”. O número de participantes, inclusive, tem crescido a cada edição e, por isso, uma dica importante é chegar o mais cedo possível. “O ideal é chegar o quanto antes na feira, para fazer um garimpo com calma e conseguir o melhor e mais barato”, orienta Ronald Gel, organizador da feira. 

Na esteira dos grandes eventos

A edição deste ano da Curitiba Vinil acabou coincidindo com a realização de grandes shows na cidade, como os do Green Day (dia 12, uma sexta-feira) e de Katy Perry (dia 16, uma terça). Além disso, nas próximas semanas outros grandes artistas nacionais e internacionais passarão pela cidade, como Alceu Valença (que se apresenta no mesmo dia da feira), Zé Ramalho, Martinho da Vila, Avenged Sevenfold, Guns N’Roses, Linkin Park e Billy Idol.

De acordo com Ronald, é uma situação que acaba impactando a feira, por dois principais motivos. Um deles é a movimentação turística na cidade, que acaba crescendo com a realização de grandes shows. O outro já envolve uma questão mais afetiva, até mesmo.

“O pessoal costuma procurar discos de bandas que estão para se apresentar ou se apresentaram recentemente na cidade. É um movimento que aquece o mercado. O Green Day, por exemplo, é um show que está próximo e é uma das bandas que realmente vai ser bastante procurada na feira. Os colecionadores vão caçar esses discos nas bancas dos expositores”, antecipa o organizador.

10 anos de Curitiba Vinil

A Feira Nacional Curitiba Vinil está prestes a completar 10 anos. O evento surgiu entre o final de 2015 e o começo de 2016 e acabou, ao longo da última década, testemunhando a transformação pela qual passou o mercado sonoro. Prova disso é que tudo começou com cerca de oito expositores. Hoje, já são mais de 30, que vêm de vários estados do país. “É a maior feira não só de Curitiba, mas de toda a região Sul”, assegura Ronald.

Sorteios para agitar o público (no evento e nas redes sociais)

A Curitiba Vinil está promovendo dois sorteios, um deles via redes sociais e que acontece na véspera da feira e outro no dia do próprio evento.

No primeiro, é possível concorrer a um kit contendo cinco latas e mais um copo da cervejaria Hopia. Para isso, basta seguir os perfis da @curitibavinil e @hopia_beer no Instagram e curtir um post sobre a promoção, marcando dois amigos nos comentários. O sorteio acontece dia 5 de setembro, às 19h30.

O outro já ocorre na própria feira. A cada R$ 50 em compras (não acumulativo), os consumidores vão ganhar um cupom, que deve ser depositado numa urna que ficará no local. Ao final do dia, serão sorteados os discos Bocas Ordinárias (Charlie Brown Jr), Via-Láctea (Lô Borges) e Women and Children First (Van Halen).

SERVIÇO

27ª edição da Feira Nacional Curitiba Vinil

Quando: Sábado (dia 6 de setembro), das 9 às 18 horas

Onde: Galeria Green Center, no Centro de Curitiba (entrada pela Rua São Francisco, 232; ou pela Rua 13 de Maio, 439)

Quanto: Entrada gratuita

Classificação: Para toda a família e seus pets

Atrações: Discos novos, usados, importados e nacionais. Sorteios de LPs novos, café gastronômico e camisetas temáticas.