Uma boa opção para quem não viajar no feriado do dia 15, na 4ª feira, é visitar a III Feira do Livro de Curitiba. Com o tema “Literatura e Música Popular Brasileira”, o evento tem levado muitas pessoas até a Praça Osório, no centro da capital, para conhecer a feira e participar das atividades, além de chamar a atenção de quem passa pelo local.
Promovida pelo Instituto da Educação e do Livro, a feira conta com 30 estandes montados numa grande área coberta, onde estão expostos 30 mil títulos dos mais diversos gêneros literários, em vários idiomas e a preços para todos os bolsos – os preços estão, em média, 20% mais baratos que os praticados nas livrarias.
Programação de 3ª feira – Hoje as atividades são dedicadas ao jornalismo e suas vertentes. Às 16h30, acontece o lançamento da “Revista em Quadrinhos”, com a presença dos chargistas Benett, Solda e Paixão. Às 19h30, tem um bate-papo sobre texto jornalístico com os profissionais da comunicação Luiz Geraldo Mazza, José Lazzaro, José Carlos Fernandes e Ruth Bolognese.
Programação do feriado – Na 4ª feira, dia 15, a poesia é a grande homenageada, com uma oficina de texto poético a partir das 10h. As inscrições precisam ser feitas com antecedência, na Praça Osório. As vagas são limitadas. À tarde, acontece um debate sobre poesia contemporânea, às 16h, com Fernando Koproski, Alexandre França, Willian Teca e Jorge Barbosa Filho, além da presença ilustre do maestro Waltel Branco, que fará uma apresentação das suas composições.
Às 17h, a Bateria da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza se apresenta na praça. O samba enredo da escola para o Carnaval do próximo ano é a feira do livro. Às 18h, Ângelo Batista participa de um debate sobre “A literatura e a música popular brasileira” – tema da feira – e, às 19h, autografa sua obra “Contos de Balcão”.
As crianças não foram esquecidas e, para elas, foram programadas diversas atividades especiais. Às 9h, sessão de contação de histórias “Te conto que me contaram” com Helmuth Kirinus; e, às 14h, a apresentação infantil “Bum Catabum Tibum”, sob coordenação de Retta Rettamozo.
Programação de 5ª feira – Para o último dia da feira estão programados o lançamento do livro com a história do Instituto da Educação do Paraná contada pelas crianças da entidade, às 10h30, e um recital com a autora Etel Frota, às 18h30.
PROGRAMAÇÃO
III Feira do Livro de Curitiba
“Literatura e Música Popular Brasileira”
Serviço: até 5ª feira, dia 16 de novembro, na Praça Osório – Centro, das 9h às 20h
3ª feira – dia 14/11
16h30 Lançamento de “Revista em Quadrinhos”
Benett (Chargista)
Solda (Chargista)
Paixão (Chargista)
19h30 Texto Jornalístico
Luiz Geraldo Mazza (Folha de Londrina / CBN)
José Lazzaro (Travessa dos Editores)
José Carlos Fernandes (PUC / Gazeta do Povo)
Ruth Bolognese (Folha de Londrina)
4ª feira – dia 15/11
9h Contação de Histórias
“Te conto que me contaram”
Helmuth Kirinus
10h Oficina: Texto Poético
Inscrições antecipadas na Praça Osório
Vagas limitadas
14h Apresentação infantil
Bum Catabum Tibum
Retta Rettamozo
16h Poesia Contemporânea
Fernando Koproski
Alexandre França
Willian Teca
Jorge Barbosa Filho
17h Apresentação da Bateria da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza
Tema do Carnaval 2006: Feira do Livro
18h Debate
“A Literatura e a Música Popular Brasileira”
Ângelo Batista
19h Sessão de Autógrafos
“Contos de Balcão”
Ângelo Batista
5ª feira – dia 16/11
10h30 Lançamento de livro
A história do Instituto da Educação do Paraná – contos de nove crianças
18h30 Recital
Etel Frota (Autora)