
O espaço Alfaiataria, em Curitiba, recebe mais uma edição da Feira Estopim, projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Profice, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec). O evento será vai até o domingo (12), das 14h às 20h.

A iniciativa, que já se consolidou como um ponto de encontro para artistas, editores independentes e o público interessado em impressos, e celebra nesta edição os 10 anos de atuação da Plataforma Estopim com o lançamento da publicação coletiva “Matuta”.

Selecionados por meio de um chamamento público que recebeu mais de 200 inscrições, 55 artistas e publicadores de diversas regiões do país estão reunidos para comercializar e divulgar publicações independentes, gravuras, fotolivros, fanzines e experimentos gráficos.
Como surgiu a Plataforma Estopim?
A ideia, que teve início em 2014, aconteceu quando os artistas e produtores Luana Navarro e Guilherme Jaccon decidiram criar um espaço que saísse dos formatos tradicionais expositivos. “A gente já pesquisava o universo dos impressos e decidiu fazer algo que fosse mais democrático”, afirma Luana.
Com o caráter acessível e democrático da iniciativa, o primeiro evento reuniu 500 pessoas, estabelecendo um marco importante no cenário artístico local. “Foi um público alto de visitação. Vimos que esse era um caminho que tinha interesse do público que consome e também de quem produz”, completa.

Para Guilherme, que pondera sobre o meio das artes visuais ser um universo solitário, as edições das feiras mostram a importância do coletivo. “A Estopim conseguiu dar ênfase aos fazeres coletivos e fomentou a criação de novos espaços onde o legal é justamente o encontro direto entre o público e os artistas, com foco em humanizar essa relação no campo das artes”.

Serviço:
Feira Estopim
Dias: 11 e 12 de outubro
Horário: 14h às 20h
Lançamento da Publicação Matuta com distribuição gratuita
Data: 11 de outubro, 15h
Alfaiataria Espaço de Artes – Rua Riachuelo, 274 – Centro – Curitiba
Entrada gratuita