Festas, cinema, shows, peças: 10 dicas de programação cultural em Curitiba no fim de semana

Redação Bem Paraná
Sétima edição do Metrô ocorre de 27 de agosto a 1º de setembro na Cinemateca – Cred Metrô, Divulgação

Metrô/Divulgação

Festival de Cinema, festa polonesa, festa do vinho, shows, peças, orquestra sinfônica. A programação cultural em Curitiba está cheia de opções no fim de semana. É só escolher e aproveitar.

Festival de Cinema Universitário

Até domingo (1), Curitiba recebe a nova edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica no país. Uma boa pedida para a programação cultural em Curitiba neste fim de semana. O festival, que está em seu sétimo ano, conta com 48 curtas-metragens de estudantes de instituições de ensino superior de 14 estados brasileiros, sendo 15 produções paranaenses, que integram as duas mostras do Metrô: a Panorama e a Competitiva, com sessões gratuitas na Cinemateca de Curitiba. Os filmes premiados pelos jurados na mostra competitiva levarão o tradicional troféu “Passagem” para casa.

Festa do vinho

Com uma programação repleta de atrações culturais e gastronômicas, São José dos Pinhais se prepara para um dos eventos mais aguardados do ano: a 17ª Festa do Vinho e Mostra Folclórica. O evento, que integra o calendário oficial do município, começa nesta sexta-feira (30/08) e acontece até domingo (01/09), no Parque do Vinho, com apresentações de artistas nacionais, como Corpo e Alma, Baitaca e Ralf.


Alex Flemming no MON

Já está em cartaz a exposição “Alex Flemming 70 Anos”, no Museu Oscar Niemeyer (MON), que convida o público a explorar a trajetória do artista brasileiro de renome mundial, com obras que desafiam a percepção e estimulam a reflexão. A mostra reúne mais de 80 obras, de 1982 a 2023, do paulista que vive há décadas entre Alemanha e Brasil. Uma ótima opção para programação cultural em Curitiba.

Almir Sater no Guaíra

A tradicional apresentação que o músico Almir Sater realiza todos os anos em Curitiba está marcada para 31 de agosto (sábado) no palco do Guairão. A apresentação, quase obrigatória na programação cultural em Curitiba, contará com clássicos da trajetória do cantor e violeiro, como “Tocando em Frente”, “Chalana,” e “Trem do Pantanal”, além de canções menos conhecidas, como as de seu álbum mais recente, “Do Amanhã Nada Sei”. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, com valores a partir de R$ 145,00 (meia-entrada para pessoas vacinadas contra Covid-19, estudantes, idosos e demais condições previstas em lei). O evento é produzido pela Banalíssima Arte.

Samuel Rosa no Teatro Positivo

Depois de uma longa espera, Samuel Rosa viaja o Brasil com a nova turnê “Samuel Rosa Tour”. No dia 31 de agosto é a vez de Curitiba receber o cantor mineiro no palco do Teatro Positivo. O show novo traz algumas das músicas do álbum novo, “Rosa”, como o primeiro single lançado “Segue o Jogo”, e a elas vão se juntar composições próprias, que foram sendo lançadas durante os últimos 30 anos. “Quero trazer para o show novo as músicas que compus ao longo desses anos, muitas já conhecidas pelo grande público, agora tocadas com a assinatura que minha nova banda imprime naturalmente. Assim como tem feito nos shows solo, Samuel também interpreta novas releituras de músicas que gravou com outros artistas.

Cláudia Abreu no espetáculo “Virgínia”

Até domingo, Curitiba recebe o espetáculo “Virginia“, estrelado pela atriz Cláudia Abreu, com apresentações no palco do Guairinha. O monólogo traz a atriz interpretando a escritora inglesa Virginia Woolf, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre lucidez e loucura. Com direção de Amir Haddad, a peça foi idealizada por Claudia, a partir da vida e obra de Woolf (1882 – 1941), com um processo de pesquisa e experimentação que durou cinco anos. Confira aqui a entrevista com Claudia de Abreu.

Reggae Day

Já imaginou juntar Armandinho, Dazaranha, Chimarruts, Maskavo, Tribo de Jah e Djambi? Essa vai ser a energia da primeira edição do Reggae Day Festival, uma celebração que promete resgatar a vibe dos grandes festivais do gênero nos anos 90 e que certamente vai entrar para a história. Com realização da Prime, as boas sensações, que só o reggae proporciona, vão prevalecer no dia 31 de agosto, numa megaestrutura ao ar livre, montada na Arena White Hall (R: Dino Bertoldi, 740). Com seis shows e um sábado inteiro de muita música, as apresentações começam cedo: os portões vão abrir às 14h e os shows têm início às 15h.

Feira do Poltava

Uma presença internacional marca a sétima edição da Poltavskyi Yarmarok (Feira de Poltava), dedicada a culturas eslavas e com entrada gratuita. A festa reúne artesanato, gastronomia, dança, música e terá a presença da cantora ucraniana Ruslana Lotsman, pela primeira vez no Brasil. O evento acontece no Clube Poltava, no sábado (31/08), das 10h às 22h, e no domingo (01/09), das 12h às 20h.

Comédia com Fábio Silvestre

“Fake-news – uma comédia de mentira” é o décimo solo do ator e comediante Fábio Silvestre. A peca fará sua estreia e primeira temporada no Teatro José Maria Santos nos dias 31 e 32 de agosto, como informa a divulgação, mas podem chamar o dia 32 de primeiro de setembro. As apresentações dias acontecem neste sábado (31) e domingo (01 de setembro), às 19h00, com ingressos a R$ 60,00 (preço único) disponíveis no Disk Ingressos.

Orquestra Sinfônica e a pianista Valentina Lisitsa

A Orquestra Sinfônica do Paraná e a pianista de renome internacional Valentina Lisitsa se unem novamente no concerto que acontece no domingo (1º), às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). O público se encantará novamente com o mesmo repertório que abriu, na quinta-feira (29), o terceiro programa da Série Ouro: “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”, sob a regência do diretor musical Roberto Tibiriçá, com cerca de 1,6 mil pessoas na plateia.