O escritor Milton Hatoun, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras, participa do III Festival da Palavra de Curitiba. Ele confirmou a presença para um bate-papo no Cine Guarani, no Portão Cultural. Na sexta, 12, será exibido o longa Retrato de um Certo Oriente, adaptação do livro homônimo do autor, dirigido por Marcelo Gomes.
Leia mais:
Durante a mostra, os cinemas da Prefeitura – Cine Guarani, Cine Passeio e Cinemateca de Curitiba – vão exibir filmes baseados em obras literárias.
- Confira AQUI a programação dos cinemas no III Festival da Palavra.
O longa Retrato de um Certo Oriente, adaptação cinematográfica do livro homônimo de Hatoum, dirigida por Marcelo Gomes, será exibido às 18 horas de sexta, 12. Após a exibição, o autor participa de um bate-papo mediado por Mariana Sanchez e, em seguida, realiza sessão de autógrafos. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes da sessão. O Cine Guarani tem 165 lugares.
O filme, lançado em 2024, narra a saga de imigrantes libaneses que se instalam na Amazônia brasileira em busca de um novo começo, uma trama que consagrou Hatoum como um dos grandes nomes da literatura nacional e lhe rendeu o Prêmio Jabuti.
- Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- Novo imortal da ABL, escritor Milton Hatoum é destaque no III Festival da Palavra de Curitiba
Autoras no terraço do Cine Passeio
De quinta a domingo (11 e 14/9), o Cine Passeio promove uma mostra especial no terraço, com filmes baseados em obras de autoras brasileiras. A primeira sessão ao ar livre é a adaptação do romance A Hora da Estrela, filme de Suzana Amaral inspirado no clássico da escritora Clarice Lispector.
Outra adaptação de Lispector para o cinema é Livro dos Prazeres, que será exibido na sexta (12/9). O longa de Marcela Lordy é baseado no romance Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres.
Sábado e domingo (13 e 14/9), o terraço vai exibir A Vida Invisível. Dirigido por Karim Aïnouz, o filme é baseado no livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, da escritora pernambucana Martha Batalha.
Todas as sessões do Terraço são gratuitas. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão. Caso chova, as sessões são canceladas.
Segredos do Putumayo
Na sexta-feira (12/9), o documentarista amazonense Aurélio Michiles realizará um masterclass com foco em seu último projeto: Segredos do Putumayo, lançado em 2020. O filme será exibido antes, às 10h30, no Cine Passeio.
O cineasta e documentarista tem sua obra centrada na memória, no território e nos conflitos da Amazônia. Além de Segredos de Putumayo, ele dirigiu filmes como O Cineasta da Selva, Tudo por Amor ao Cinema e agora finaliza Honestino – Meu Amigo Gui, além de manter o blog Ceuvagem.
Cinemateca
Na Cinemateca entram em cena Jorge Amado e Graciliano Ramos. Serão cinco adaptações cinematográficas de livros clássicos da literatura nacional destes dois autores: Capitães da Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Os Velhos Marinheiros ou o Capitão de Longo Curso são livros que serviram como base para os longas que serão exibidos no centro cultural, nos dias 10, 11 e 12, respectivamente.
O encerramento da programação, nos dias 13 e 14, fica marcado com a exibição de Vidas Secas e Memórias do Cárcere, ambas adaptações de obras escritas por Graciliano Ramos.
O Festival da Palavra reunirá cerca de 200 escritores e artistas de todo o país e também da cidade em uma programação que ocupa 26 espaços culturais, com 125 atividades, entre oficinas, rodas de conversa, palestras, espetáculos, mostras de cinema e sessões de autógrafos.
Serviço
Cine Guarani
Endereço: Av. República Argentina, 3.430 – Portão
Sexta-feira (12/9)
18h – Retrato de um Certo Oriente (Brasil, 2024, 92 Minutos) Direção: Marcelo Gomes
20h – Bate-papo com Milton Hatoum
Após, sessão de autógrafos
Cine Passeio
Endereço: Rua Riachuelo, 410 – Centro
Sexta-feira (12/9)
10h30 – Exibição de Segredos do Potumayo (Sala Ritz)
12h – Masterclass sobre documentários e exibição Segredos do Potumayo – Aurélio Michiles (Sala de cursos)
Terraço
*Ingressos por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
Quinta-feira (11/9)
19h – A Hora da Estrela (Brasil, 1985, 95 Minutos) Direção Suzana Amaral
Sexta-feira (12/9)
19h – Livro dos Prazeres (Brasil, 2020, 99 Minutos) Direção Marcela Lordy
Sábado e domingo (13 e 14/9)
19h – Vida Invisível (Brasil, 2019, 139 Minutos) Direção Karim Aïnouz
Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Quarta-feira (10/9)
17h – Capitães da Areia (Brasil, 2011, 96 Minutos) Direção: Cecília Amado e Guy Gonçalves
Quinta-feira (11/9)
19h – Dona Flor e Seus Dois Maridos (Brasil, 1976, 106 Minutos) Direção: Bruno Barreto
Sexta-feira (12/9)
19h – O Duelo (Brasil, 2015, 109 Minutos) Direção: Marcos Jorge
Sábado (13/9)
19h – Vidas Secas (Brasil, 1963, 103 Minutos) Direção: Nelson Pereira dos Santos
Domingo (14/9)
18h – Memórias do Cárcere (Brasil, 1984, 185 Minutos) Direção: Nelson Pereira dos Santos