
24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos tem Abertura Memorável com Casa Cheia e Grandes Emoções
O 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos iniciou com grande sucesso no domingo (2), com casa cheia e espetáculos que encantaram o público presente. A abertura foi marcada pela peça “A Cortina da Babá”, uma produção do grupo paulista Sobrevento, que é reconhecido como um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. Baseada em um conto da escritora inglesa Virginia Woolf, a peça emocionou crianças e adultos ao explorar diversas técnicas de animação de bonecos.
O Teatro José Maria Santos ficou lotado, e muitos espectadores não conseguiram ingressos devido à alta demanda. A montagem foi um grande sucesso, sendo bastante elogiada pela interação entre os bonecos e os atores no palco, além da sensibilidade da história contada. No final da apresentação, os artistas compartilharam detalhes sobre as técnicas de manipulação dos bonecos, o que agradou ainda mais o público.
- Saiba como escolher o melhor aparelho de ar-condicionado para o seu espaço
- Buscas por sintomas de dengue crescem três vezes mais no Brasil
Entre os espectadores, estava Isadora Ribeiro de Souza, de 9 anos, que participou pela primeira vez do festival. Ela ficou fascinada com os bonecos, especialmente o avestruz, um animal exótico que ela nunca havia visto. Sua irmã, Laura Ribeiro de Campos, também se encantou com a profundidade da história. Já o pai delas, Jocelei Ribeiro de Campos, destacou a importância de experiências ao vivo como o teatro, que estimulam a imaginação, em contraste com os recursos tecnológicos da TV.
Cristina Sarturi, psicóloga e frequentadora assídua do festival, também trouxe sua filha Mariana, de 4 anos. Ela comentou que já assistia às peças antes de ter filhos e ressaltou a sensibilidade do espetáculo e a importância de os artistas apresentarem os bonecos ao público após a sessão. “Foi uma experiência emocionante e surpreendente”, disse.
A atriz Giuliana Pellegrini, do grupo Sobrevento, comemorou a receptividade do público e a alta expectativa para a estreia. “Foi muito especial abrir o festival com esse espetáculo. A plateia foi muito receptiva e ouvimos ótimas reações dos bastidores”, comentou.
Antes da apresentação, houve uma homenagem às bonequeiras de Maringá, Sueli Lara (do grupo Pau de Fita) e Rô Fernandes (da companhia Fanto Kids), por sua contribuição à arte bonequeira no Noroeste do Paraná. A homenagem foi conduzida pelo diretor-presidente do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, e pelo diretor artístico da instituição, Aldice Lopes.
À tarde, o festival seguiu com a apresentação do clássico “O Patinho Feio” no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), e o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu cinco apresentações de teatro lambe-lambe, um formato de teatro em miniatura realizado dentro de pequenas caixas. Essas apresentações, que atraíram grande público, continuarão sendo oferecidas gratuitamente em frente ao Teatro Guaíra até sexta-feira (9).
Programação de 2025 do Guaíra
Nesta terça-feira (4), às 18h, o festival apresenta o espetáculo “Viejos” do marionetista argentino Sergio Mercurio, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). A peça, voltada para adultos, traz uma reflexão sobre o envelhecimento e a senioridade, oferecendo uma experiência transgeracional que busca envolver toda a família. Além disso, durante a semana, o festival seguirá com apresentações no Teatro José Maria Santos, no auditório Glauco Flores de Sá Brito e no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). A programação completa está disponível no site do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Um dos Maiores Festivais do País
O Festival Espetacular de Teatro de Bonecos é promovido pelo Teatro Guaíra desde 1991 e se consolidou como um dos maiores e mais importantes do Brasil. Esta edição conta com mais de 40 apresentações de companhias de diferentes estados do Brasil e do exterior, incluindo Argentina, Itália e Espanha. O evento traz espetáculos para todas as idades, com uma programação diversificada que vai desde peças infantis até produções voltadas para o público adulto.
De acordo com a curadora do festival, Inecê Gomes, presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, o festival tem o objetivo de mostrar a diversidade do teatro de animação. “Embora muitas pessoas associem o teatro de bonecos apenas ao público infantil, essa arte abrange várias linguagens e técnicas, proporcionando uma experiência enriquecedora para todas as idades”, afirmou.