A Cinemateca de Curitiba recebe, a partir desta quarta-feira (3), o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, que traz um panorama da nova produção audiovisual feita por estudantes de cinema de diferentes estados do país.
Serão exibidos mais de 40 filmes gratuitamente, em sessões abertas ao público. Além das mostras, o evento também promove debates sobre o futuro do cinema.
Na sexta-feira (5), às 18h, acontece a mesa temática “Desparalisia do Futuro”, com a participação de Camila Macedo (curadora do Olhar de Cinema e professora da Unespar), Ana Vitória Tahan (cineasta e programadora) e Wellington Sari (diretor e roteirista de Verde Oliva). A atividade é gratuita.
Camila Macedo é Doutura e Mestra em Educação pela UFPR e Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Unespar. Atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com especial interesse em suas interfaces com os estudos feministas e queer. Participa, desde 2018, da equipe de programação do Olhar de Cinema, tendo como passagem pelas comissões curatoriais de outras mostras e festivais.
Ana Vitória Tahan é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná. Goiana, em 2021 fundou em sociedade a produtora Torra Filmes, tendo já gerenciado uma série de projetos como eventos culturais (Torra Ball; Queima – Festival de Videoclipes), cineclubes (1ª e 2ª edição do Cineclube Janela Lateral) e produções audiovisuais. Ana Vitória atua no mercado como Produtora Cultural, Curadora, Realizadora e, além disso, compõe a equipe de longas-metragens na função de Produtora de Arte.
Wellington Sari é sócio-fundador da produtora O Quadro, que atua no mercado desde 2010. Sari escreveu e dirigiu diversos curtas-metragens de destaque, exibidos nos mais importantes festivais de cinema do Brasil, bem como em canais de TV. Em 2021, estreou “Bia Mais Um”, seu primeiro longa-metragem como diretor e roteirista. Seu segundo longa-metragem como diretor e roteirista, “Verde Oliva”, estreou em 2025. Em 2024, lançou o livro Brian De Palma/A opacidade mascarada, pela editora A Quadro. Sari trabalha também com crítica de cinema e é Doutorando no Programa de Pós Graduação em História, na linha Arte, Memória e Narrativa (UFPR). É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná. É graduado em cinema pela mesma instituição.
Serviço:
Mesa Temática “Desparalisia do Futuro”
Data: 5 de setembro
Horário: 18h
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco)
Evento gratuito
8º Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro
Data: 3 a 7 de setembro
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco)
Evento gratuito
Site oficial: www.metrouniversitario.com.br
Youtube: http://youtube.com/MetroFestival
Perfil oficial: Instagram | @metrouniversitário
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP – Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso.