
De 30 de junho a 10 de julho, o palco do Teatro Guaíra, em Curitiba, será novamente tomado por danças, trajes típicos e músicas tradicionais de diferentes partes do mundo. A 63ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná reunirá cerca de dois mil folcloristas — entre amadores e profissionais — no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, em uma celebração da herança cultural de 16 etnias que ajudaram a formar a identidade paranaense. O evento, que é o mais longevo do gênero no Brasil, terá 11 noites de apresentações abertas ao público.
Com mais de seis décadas de tradição, o festival teve início em 1958 e, desde então, tornou-se referência na valorização da cultura étnica no Paraná. Em 1974, a união dos grupos participantes resultou na criação da Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), entidade que passou a organizar o evento anualmente. O festival também marcou história ao integrar o roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra após o incêndio de 1970. Já nos anos 1980, foi incluído oficialmente no calendário cultural do Estado.
Aintepar e a preservação das tradições – Atualmente formada por 18 grupos representantes de 13 etnias, a Aintepar trabalha para manter viva a autenticidade das manifestações culturais trazidas por imigrantes que chegaram ao Paraná entre os séculos XIX e XX. O compromisso da associação é preservar e difundir o folclore como patrimônio cultural, promovendo a convivência entre diferentes heranças culturais no território paranaense.
Com espetáculos de dança, canto e teatro, o Festival de Etnias é um dos eventos mais relevantes do Sul do Brasil e reafirma o papel de Curitiba como um polo multicultural. A palavra que mais se repete em todo o texto é “grupo”, evidenciando a coletividade como pilar do festival.
Programação completa
30/6 (segunda-feira) – Abertura com todos os grupos
Grupo Folclórico Polonês Junak – Sociedade União Juventus
01/7 (terça-feira) – Grupo Folclórico Raízes de Bolívia | Gruppo Siciliano Isola Del Sole | Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda
02/7 (quarta-feira) – Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis | CTB Querência Santa Mônica | Folclore Brasileiro
03/7 (quinta-feira) – Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit | Folclore Grego Neoléa do Paraná
04/7 (sexta-feira) – Grupo Folclórico Piccola Itália | Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat
05/7 (sábado) – Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná
06/7 (domingo) – Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba Nikkel-Curitiba
07/7 (segunda-feira) – Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisła
08/7 (terça-feira) – Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade
09/7 (quarta-feira) – Grupo Folclórico Ucraniano Poltava
10/7 (quinta-feira) – Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok
Serviço:
- Data: 30 de junho a 10 de julho de 2025
- Horário: Sempre às 20h
- Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175, Curitiba
- Duração: Cerca de 2 horas por apresentação
- Classificação: Livre
- Ingressos: R$ 70 (inteira) | R$ 35 (meia)
- Descontos: 50% para membros do Clube da Gazeta do Povo (válido para até dois ingressos por cartão/comprovante; não cumulativo)
- Venda: Ingresso Nacional