PEDRO LUÍS 02p Credito fotográfico Linda Benitez
Foto: Linda Benitez

A Caixa Cultural apresenta o Festival de Samba e Amor para comemorar seus 45 anos de existência. Serão três noites de celebração dentro do projeto Samba de Bamba que convidou o cantor e compositor Pedro Luís para apresentações em formato especial, em shows que alternam músicas, conversas e memórias afetivas, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, às 20h, na Caixa Cultural Curitiba.

Leia mais

O músico preparou um roteiro exclusivo para Curitiba que ele chama de “Histórias de Samba e Amor”, que traça um panorama afetivo e musical que vai de Noel Rosa aos dias de hoje, costurando clássicos do gênero com histórias de bastidores, curiosidades e conexões com o momento atual da carreira de Pedro Luís.

Pedro Luís, que virá acompanhado pelo maestro, pesquisador musical e violonista Luís Felipe de Lima, explica que esse será um show muito especial. “O samba tem sido meu território de afeto, criação e descobertas ao longo dos anos. E agora, com esse show, eu quis olhar para a história do samba a partir de um filtro que me atravessa muito nesse momento: o amor. Vamos passear por músicas de vários períodos, trazendo causos, lembranças e, claro, muita música boa. Ter o Luís Filipe de Lima comigo nessa empreitada é uma alegria enorme, porque ele é uma enciclopédia viva do samba e um músico brilhante”.

Sobre Pedro Luís e Luís Filipe de Lima

Pedro Luís é um dos nomes mais inventivos da música brasileira contemporânea. Carioca, é reconhecido por seu trabalho com o grupo Pedro Luís e a Parede, além de parcerias com nomes como Roberta Sá,Monobloco, Fernanda Abreu e Lula Queiroga. Com uma trajetória que transita entre o samba, o pop e a música de intervenção urbana, Pedro também é compositor de sucessos gravados por artistas como Maria Rita, Roberta Sá e mais uma extensa lista de nomes da música brasileira. Em 2024, lançou o disco “E Se Tudo Terminasse em Amor?”, um trabalho que reflete sobre afetos e reconexões, além de ter estreado seu primeiro livro de crônicas, “Amor, Palavra Que Se Canta”, uma viagem pessoal pelas canções de amor que marcaram sua vida e carreira.

Luís Filipe de Lima é um dos mais respeitados violonistas de sete cordas do país. Além de instrumentista, é arranjador, pesquisador e produtor musical. Sua trajetória inclui colaborações com grandes nomes do samba e da MPB, como Martinho da Vila e Beth Carvalho Seu conhecimento profundo da história e da linguagem do samba faz dele uma presença fundamental em projetos que propõem releituras e diálogos com as raízes da música brasileira.

Samba de Bamba

Rodrigo Browne, curador e coordenador geral do projeto, comemora a nova edição do evento e adianta que até novembro vai promover uma série de onze shows com nove artistas de várias cidades, que chegam na Caixa Cultural de Curitiba acompanhados de seus músicos, com a proposta de apresentar o que se convencionou chamar de “Samba de Raiz”, mas que, na verdade, trata-se do samba tradicional sem imposições comerciais do mercado. Ele lembra que o projeto se chama Samba de Bamba por conta do programa que produz e apresenta há 29 anos na emissora Paraná Educativa FM – e que foi eleito, em 2023, pelo Prêmio Profissionais da Música, o Melhor Programa de Rádio do Brasil.

Browne enfatiza que, mensalmente, os artistas convidados têm o compromisso de apresentar no repertório composições que respeitam o nosso passado cultural e que, ao mesmo tempo, renovam o samba com qualidade. “Com esse projeto, a Caixa Cultural possibilita, muitas vezes, um encontro inédito entre artista e público, promovendo uma importante e fundamental democratização da nossa cultura”, finaliza.