Festival de Teatro Infantil apresenta clássicos em Curitiba e no Litoral

O festival “Era uma vez... Eram duas, eram três”, que terá uma programação cheia durante o ano, aposta em clássicos da literatura infantil, adaptados por meio de leituras contemporâneas

Redação Bem Paraná com assessoria
Teatro_Peter-Pan

Foto: Diego Cagnato

A 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez… Eram duas, eram três” tem o objetivo de contextualizar clássicos de literatura infantil dentro de dilemas contemporâneos. Por isso, a Guanabara Produção Cultural e o Ministério da Cultura apresentam, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, montagens adaptadas pela companhia de teatro Cia Abração.

Ao longo de 2025, serão 36 apresentações gratuitas, com seis espetáculos diferentes, nas cidades de Curitiba (PR) e Paranaguá (PR), que devem reunir mais de 8 mil pessoas. Programação oficial conta, também, com uma exposição de figurinos produzidos a partir de materiais reciclados, com início no mês de fevereiro.

A diretora criativa da Guanabara Produção Cultural, Carolina Montenegro, destaca que a proposta do festival é fazer com que as famílias se identifiquem com os personagens e diálogos. Temas como diversidade, inclusão, educação, tecnologia e sustentabilidade são trabalhados. As escolhas foram feitas com base nos clássicos mais reconhecidos pelo público infantil, ao total são 6 peças, uma por mês entre os meses de abril e outubro.

Era uma Vez

Para dar vida ao projeto, a Guanabara Produção Cultural convidou a Cia Abração, uma das companhias de teatro mais premiadas do sul do país. A Cia Abração iniciou duas atividades em 2001, na capital paranaense, com pesquisas de teatro e dança contemporânea, oferecendo à comunidade os resultados em forma de eventos culturais gratuitos e peças teatrais amadoras e profissionais.

Para o “Era uma vez… Eram duas, eram três”, a companhia recebeu o fascinante desafio de dar uma nova cara para seis clássicos da literatura mundial: Mágico de Oz, Bela e a Fera, Pinóquio, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan e Flautista de Hamelin. A execução dos espetáculos conta com mais de 150 pessoas envolvidas entre artistas, produtores e equipe técnica.

Os espetáculos, que terão entrada gratuita, serão apresentados no Teatro Bom Jesus, em Curitiba, e no Teatro do Clube Olímpico, em Paranaguá, nas sextas (9h30 e 14h30), em exibições exclusivas para escolas públicas; a aos sábados, a partir das 16h, com público livre. Confira a programação completa:

Programação do Festival Infantil

Mágico de Oz: dias 11 e 12 de abril

Bela e a Fera: 9 e 10 de maio

Pinóquio: 6 e 7 junho

Alice no País das Maravilhas:  8 e 9 agosto

Peter Pan: 26 e 27 setembro

Flautista de Hamelin: 17 e 18 outubro

Mágico de Oz: 25 e 26 de abril

Bela e a Fera: 16 e 17 maio

Pinóquio: 27 e 28 junho

Alice no País das Maravilhas: 15 e 16 agosto

Peter Pan: 19 e 20 setembro

Flautista de Hamelin: 24 e 25 outubro