Festival Espetacular de Bonecos é um sucesso e encerra com quase 3 mil espectadores

SMCS
boneco_gigante._foto_stephanie_dornelas_1

Foto: Stephanie Dornelas

O 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, chegou ao fim. Com cerca de 2.800 expectadores, as apresentações do evento, que trouxe 25 companhias e 47 espetáculos, exploraram diversas técnicas do teatro de animação.

As apresentações ocorreram nos auditórios do Teatro José Maria Santos, no Miniauditório Glauco Sá de Flores Brito e no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). “Foi um sucesso. O festival é um dos mais importantes do país, reforçando a relevância do teatro de animação para todas as idades e ampliando sua conexão com o público”, disse o diretor artístico do Teatro Guaíra, Aldice Lopes. Também foram realizadas apresentações gratuitas de teatro lambe-lambe no vão-livre do Museu Oscar Niemeyer e no pátio em frente ao Teatro Guaíra.

Desde a abertura no Teatro José Maria Santos, com a apresentação de “A Cortina da Babá”, da companhia paulista Sobrevento, o festival trouxe uma programação diversificada com espetáculos nacionais e internacionais. A agenda contemplou diferentes linguagens do teatro de bonecos, incluindo teatro lambe-lambe, marionetes gigantes e manipulação de objetos, proporcionando experiências marcantes ao público.

O argentino Sergio Mercurio emocionou os espectadores com o espetáculo “Viejos”, que abordou a senioridade com sensibilidade e criatividade. Para Deoclides Certêmio da Costa, a experiência de participar do Festival Espetacular de Bonecos foi inesquecível. “Foi um privilégio. Fazer parte disso foi extraordinário, vai marcar para sempre minha memória”, disse ele, que foi convidado a subir ao palco para participar de uma das esquetes com o artista argentino.

Deoclides foi ao festival pela primeira vez acompanhado da filha, a estudante Gentila Marcela da Costa, de 21 anos, que já tinha assistido as apresentações de edições anteriores. “Gosto muito de teatro de bonecos, é engraçadíssimo. Vim em outras edições e desta vez meu pai me chamou para ver os espetáculos, está sendo muito bom”, comentou.

A professora e advogada aposentada Fabiana Bessa também destacou a qualidade das peças apresentadas. Ela conta que acompanha o evento há vários anos e ressaltou a conexão afetiva com o teatro de bonecos. “Isso me lembra muito a minha infância. Gosto muito desse evento, os textos são interessantes e têm uma ótima construção de personagens”, disse. Ela acompanhou os espetáculos “Viejos” e “No toque em mais manos”.

O encerramento do festival ficou por conta da artista italiana Laura Bartolomei, com o espetáculo “Prelúdios, Pato, Morte e Tulipa”, uma reflexão poética sobre a finitude da vida. Laura destacou o carinho do público brasileiro. “O Brasil tem um público acolhedor e interessado. Meu teatro de marionetes faz perguntas e está aberto à livre interpretação do espectador. Foi emocionante estar aqui novamente”, disse.

Promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra desde 1991, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos reafirmou sua importância cultural e segue crescendo a cada edição. “Foram mais de 40 apresentações, com a participação de artistas do Brasil e do Exterior, com espetáculos incríveis, reforçando a riqueza do teatro de animação. A expectativa agora é de que no próximo ano tenhamos uma edição tão grandiosa quanto a de 2025”, afirmou Aldice Lopes.