
Como artistas das linguagens do teatro, dança, circo, artes visuais, música e literatura podem criar obras audiovisuais que potencializem suas expressões? Das inúmeras possibilidades dentro da economia criativa, a Mostra Arte.ON convida o público a refletir sobre a fusão de cultura e tecnologia com exibições de trabalhos que unem a produção em vídeo com outras formas de fazer arte.
O festival, desenvolvido pela Bönisch Produções Culturais, acontece entre 28 de janeiro e 22 de
fevereiro com obras disponibilizadas para o acesso ao público no canal do Youtube da BPC Produções. Ao todo, a mostra selecionou e premiou 60 trabalhos dentre 366 inscritos de 92 cidades e 20 estados brasileiros para integrar sua programação. A cada terça-feira, quinta-feira e sábado, a partir das 19h30, novas obras dessa seleção serão apresentadas ao público. Além disso, parte do acervo também será exibido com medidas de acessibilidade de conteúdo, como janela de Libras e audiodescrição, em sessões exclusivas aos domingos (dias 2, 9 e 16 de fevereiro), a partir do mesmo horário.
A curadoria da Mostra Arte.ON reuniu seis especialistas de diferentes áreas para compor um panorama diversificado sobre a criação artística no país na programação. A seleção foi conduzida pelo coreógrafo e
videomaker Alex Soares, a professora de comunicação, cinema e audiovisual Cristiane Wosniak, o diretor e dramaturgo Eduardo Ramos, o intérprete, criador e educador Samuel Kavalerski, o artista visual e professor Tom Lisboa e o produtor musical e compositor Vadeco Schettini.
Outras formas de pensar a criação
Segundo a produtora, Simone Bönisch, a intenção do projeto é destacar produções criadas para serem exibidas por vídeo, o que é diferente de uma peça, coreografia, pintura ou texto ser apresentado em outro contexto e registrado posteriormente em vídeo. “Quando você produz arte para vídeo, há uma forma diferente de pensar a criação em todas as suas possibilidades e ângulos. Essa foi a proposta da mostra.”
Cada obra exibida na Mostra Arte.ON será precedida por uma live no Instagram @bpcproducoes, que conectará o público diretamente com os criadores. Nessas conversas curtas, os artistas comentarão suas
inspirações e processos criativos. A ideia é promover dinâmicas que ampliem a experiência do espectador e criem um espaço interativo sobre a produção artística. Participam do festival artistas e grupos que atuam com as artes cênicas, como dança, teatro, ópera e circo; artes visuais, sendo elas o desenho, gravura, pintura, fotografia e escultura; música em todas as formas; além de agentes da literatura que se expressam pela prosa ou poesia.
Como artistas se reinventaram?
Muitos dos trabalhos exibidos na Mostra Arte.ON surgiram durante a pandemia, quando artistas precisaram reinventar sua forma de criar e se apresentar, destaca Simone. De acordo com a produtora, a iniciativa de realizar o festival também nasceu nesse período em que artistas enfrentaram limitações para disseminar suas produções e tiveram de buscar alternativas para dar continuidade tanto às suas criações quanto na relação com o público, durante o isolamento social. “Como esse período influenciou a produção artística no Brasil? O festival convida o público a pensar sobre o impacto duradouro dessa experiência na arte contemporânea”, explica Simone.
Além das exibições e lives, a mostra planeja, ainda neste semestre, exibições em espaços públicos de Curitiba, ações educativas em escolas, formando novos públicos para as artes e um webinar com os curadores.
A Mostra Arte.ON foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tendo como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, o patrocínio da Adami, Grupo Incopostes, Ciapetro, Itambé, Agrosul Catarinense, Vianmaq e Dicomp e a realização da Bönisch Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, União e Reconstrução.
SERVIÇO:
Exibições Mostra Arte.On
Datas: 28/01/2025 a 22/02/2025
Onde: Youtube – www.youtube.com/@bpcproducoes
Valor: Gratuitas
Sobre a Bönisch Produções Culturais
Empresa criada em setembro de 2017 para atuar na elaboração, execução, produção, gerenciamento e consultoria de projetos culturais e iniciativas artísticas socioeducacionais, nas áreas das artes cênicas, música, artes visuais, literatura e audiovisual. Tem ampla atuação junto às leis de incentivo à cultura em âmbito nacional, estadual e municipal.