Cultura teatro

Festival Infantil resgata clássicos com temas contemporâneos no Paraná

Assessoria de imprensa
Teatro_4 (1)

Foto: Diego Cagnato

A 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez… Eram duas, eram três”, uma realização da Guanabara Produção Cultural com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, traz uma releitura de clássicos da literatura infantil com um olhar moderno sobre temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade e educação. Ao longo de 2025, serão realizadas 36 apresentações gratuitas, em Curitiba e Paranaguá, com seis espetáculos diferentes, todos adaptados pela premiada Cia Abração.

Entre os meses de abril e outubro, o público poderá assistir a montagens adaptadas de obras como O Mágico de Oz, Bela e a Fera, Pinóquio, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan e O Flautista de Hamelin. Com entrada gratuita, os espetáculos serão apresentados no Teatro Bom Jesus, em Curitiba, e no Teatro do Clube Olímpico, em Paranaguá. As exibições acontecem às sextas-feiras (9h30 e 14h30) para escolas públicas e aos sábados, a partir das 16h, com entrada livre para o público geral.

Exposição de Figurinos Reciclados

Além dos espetáculos, o festival também contará com a exposição “Caminhos do Encantamento”, que traz figurinos incríveis criados a partir de materiais reciclados. A mostra foi um grande sucesso em Portugal e estará disponível a partir de 15 de fevereiro na Casa Monsenhor Celso, em Paranaguá. Os figurinos foram desenvolvidos pelo artista Gustavo Krelling, com destaque para criações como a Chapeuzinho Vermelho feita de embalagens de doces e a Bruxa de João e Maria confeccionada com utensílios reciclados.

Programação do Festival

Confira as datas dos espetáculos no Teatro Bom Jesus (Curitiba) e no Teatro do Clube Olímpico (Paranaguá):

Curitiba (Teatro Bom Jesus)

Paranaguá (Teatro do Clube Olímpico)

Os ingressos para as apresentações podem ser retirados de forma gratuita a partir de 1º de março, através da plataforma Sympla.

O festival tem como objetivo ser uma verdadeira celebração do teatro infantil, abordando questões importantes de forma lúdica e educativa, e promete encantar crianças e adultos com sua programação diversificada e inclusiva.