Partigianos – Crédito João Urban
Partigianos. Crédito João Urban

De sexta-feira (10) a domingo (19) de outubro, Curitiba será palco do festival “Outubro Vermelho”, uma grande celebração das expressões artísticas em suas mais variadas manifestações. 

O evento foi criado pelo músico e produtor cultural Vlad Urban com a intenção de promover um diálogo sobre o papel da arte na construção de um mundo mais plural e solidário. “O ‘Outubro Vermelho’ é uma celebração da luta por uma sociedade mais justa, mas também é uma iniciativa que busca mostrar uma Curitiba diversa e criativa, que passa por várias linguagens artísticas e também tem um caráter educativo e de luta. O Coletivo das Culturas, ao lado da Unidade Classista e todos os parceiros e patrocinadores do evento, buscou criar uma agenda que aborda os grandes problemas que estão em pauta, como a escala 6×1 e a uberização, inclusive da classe artística, mas sem esquecer como a arte pode ser um fator de conscientização”, diz Vlad.

Leia mais

A programação do festival contará com palestras, exibição de filmes na “Mostra Mosfilm de Cinema Russo e Soviético”, com curadoria da Livraria Vertov e da CPC-UMES Filmes e apoio da Unidade Classista (UC). “O principal objetivo do ‘Outubro Vermelho’ é criar um espaço de encontro da arte com o pensamento crítico e com a participação social. Queremos afirmar a cultura como um campo de disputa de ideias, afirmação de identidades e fortalecimento dos laços comunitários”, diz um dos organizadores do evento, o fundador do Coletivo das Culturas e produtor cultural Angelo Stroparo. 

Entre as atividades que serão realizadas durante os dez dias do festival, está a leitura de textos e poemas de Bertolt Brecht, com a atriz curitibana Guta Stresser. “Quando eu recebi o convite, eu não tive dúvidas porque, para nós do teatro, a grande representação desse teatro mais engajado é o Brecht”, explica Stresser.

O festival também contará com shows de representantes de diversos estilos musicais paranaenses, entre eles, o Punk Folk dos Partigianos e o Samba do Bloco Boca Negra. “O ‘Outubro Vermelho’ é uma expressão dessa Curitiba viva e inquieta. A nossa cidade pulsa arte, debate e consciência crítica, porém, ela precisa perceber que a cultura é o caminho mais humano e duradouro para a emancipação do nosso povo”, complementa Stroparo. 

Além da programação cultural, o “Outubro Vermelho” também será um evento de formação acadêmica, pois quem acompanhar as palestras e debates receberá um certificado, emitido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Pinhais, por meio de uma parceria com o Núcleo de Arte e Cultura do IFPR Campus Pinhais.

Para receber o certificado, é necessário fazer a inscrição antecipada na plataforma.

Confira a programação completa do “Outubro Vermelho”: 

Sexta-feira (10)

Manifesto Café 

20h – Abertura oficial do festival com shows da banda Los Cumbia e do DJ Seletor Milek. Debate sobre análise de modelos de trabalho, com o sócio-proprietário do Manifesto Café, Rafael Suzuki.

Sábado (11) 

Livraria Vertov

14h – Mesa de debates “O Presente, o Passado e o Futuro da Palestina”, com a presença do presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah.

Nina Restaurante

20h – “Sarau Canhoto”, uma noite dedicada à literatura, com poesias e leituras performáticas protagonizadas por diversos poetas locais.

Domingo (12) 

Boi Brabo 

15h – Exposição de cartazes soviéticos, bazar cultural e discotecagem.

17h30 – Ensaio aberto do Astrobloco.

Segunda-feira (13) 

Livraria Vertov 

15h – Mesa “Sindicalização da Classe Artística”. O músico Adriano Esturilho, o advogado Luan de Rosa e Souza, a musicista e filósofa Janaína S. Q. e o bacharel em música popular Asaph Eleutério debatem os caminhos e a importância da organização sindical para artistas.

19h – Mesa de abertura da “Mostra Mosfilm de Cinema Russo e Soviético”. 

19h15 – Apresentação de trailers dos filmes da “Mostra Mosfilm de Cinema Russo e Soviético”. 

19h40 – Apresentação do tema “O Cinema Russo e Soviético – História e Atualidade”. 

20h – Exibição do filme “Outubro” (1927), de Serguei Eisenstein. 

Terça-feira (14) 

Livraria Vertov 

15h – Debate sobre a “Uberização dos Artistas”. O professor e doutor em administração, Ramon Carvalho, ao lado dos músicos Babi Age e Klaus Koti analisam o impacto das plataformas digitais e dos algoritmos na precarização do trabalho na cultura.

19h – Exibição do filme “Quando Voam as Cegonhas” (1957), de Mikhail Kalatozov. 

Quarta-feira (15)

Livraria Vertov 

15h- Debate sobre o filme “Hora da Estrela”, com as presenças da diretora da União Brasileira das Mulheres (UBM), Elza Campos, e da presidente da UBM Paraná, Raissa Melo. 

19h – Exibição do filme “O Sol Branco do Deserto” (1969), de Vladimir Motyl. 

Quinta-feira (16)

Livraria Vertov 

15h – Palestra “A história dos Militantes Socialistas em Curitiba”. O professor de história e pesquisador Elton Barz apresenta um panorama da atuação dos militantes socialistas na história da capital paranaense.

19h – Exibição do filme “A Ascensão” (1977), de Larisa Shepitko. 

Sexta-feira (17)

Livraria Vertov 

19h – Palestra com o economista e analista político Igor Grabois, um dos grandes nomes do pensamento socialista brasileiro contemporâneo.

Nina Restaurante

20h – Leitura de textos e poemas de Bertolt Brecht, com a atriz Guta Stresser.

Sábado (18)

Livraria Vertov 

17h – Exibição do filme “Sonhos” (1993), de Karen Shakhnazarov e Aleksandr Borodyansky. 

18h30 – Mesa de encerramento da “Mostra Mosfilm de Cinema Russo e Soviético”. 

Domingo (19)

Basement Cultural 

13h – Encerramento do festival “Outubro Vermelho” com bazar cultural, espaço kids e shows das bandas paranaenses Partigianos, Riste e El Merekumbé, além do Bloco Boca Negra e dos artistas Davi Black e Zu da Leste.

Serviço:

O que: festival “Outubro Vermelho”.

Quando: de 10 a 19 de outubro.

Onde: Livraria Vertov, Basement Cultural, Boi Brabo, Nina Restaurante e Manifesto Café.

Quanto: entrada gratuita em todos os eventos.