
A produção curitibana “Angélica”, um curta-metragem realizado pela Photon Cooperativa Cultural, terá sua estreia nas telas de Curitiba a partir deste sábado (18/10), com três sessões gratuitas ao longo de outubro. A primeira exibição ocorre no cinema Nikkei, às 19h. Posteriormente, o filme será apresentado na Cinemateca (dia 23) e no Cine Guarani (dia 25), salas mantidas pela Prefeitura. Os ingressos para todas as sessões devem ser retirados antecipadamente no site www.livae.com.
O filme Angélica mergulha na cultura japonesa a partir da história de uma advogada que se vê envolvida em uma sequência de assassinatos. Rodado em Curitiba, Colombo e Campo Largo, o curta tem roteiro de Ariane Lou Mafra e Guilherme Greca, que também assina a direção.
“Buscamos agregar influências das etnias que formam a população paranaense. Por isso, a narrativa traz elementos das culturas japonesa e alemã”, explica o diretor.
Influência japonesa em Curitiba
O Paraná foi um dos principais destinos dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em 1908. A partir de 1912, começaram a se estabelecer em Curitiba, onde ajudaram a moldar aspectos da economia e da cultura local. Hoje, eventos como o Imin Matsuri celebram essas raízes, mantendo viva a herança asiática na capital paranaense.
Entre os espaços mais emblemáticos está a Praça do Japão, um dos cartões-postais da cidade. O local abriga 30 cerejeiras enviadas diretamente do Japão, além de atrativos como o Portal Japonês, o Memorial da Imigração e diversas obras de arte.
“Tivemos o cuidado de ouvir pessoas da comunidade japonesa, que nos orientaram sobre a melhor forma de representar sua cultura no filme”, destaca o diretor.
O projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e governo federal.
Serviço
Exibição do filme Angélica
18 de outubro, às 19h
Local: Nikkei Curitiba (Rua Padre Júlio Saavedra, 598 – Uberaba)
Entrada: gratuita, com retirada pelo aplicativo Livae
Informações: www.marchesys.com/livae/angelica
23 de outubro, às 14h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)
Entrada: gratuita, com retirada pelo aplicativo Livae
Informações: www.marchesys.com/livae/angelica
25 de outubro, às 10h30
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Portão)
Entrada: gratuita, com retirada pelo aplicativo Livae
Informações: www.marchesys.com/livae/angelica