Divulgação

O filme brasileiro ‘Deserto Particular’, que teve uma parte filmada em Curitiba, não passou para a fase seguinte do Oscar, anunciou nesta terça (21) a Academia. A obra, protagonizada por Antonio Saboia, retrata a história de Daniel, um policial exemplar que comete um erro e é afastado de sua função, colocando sua carreira e

honra em risco. Sua única alegria é Sara, moradora do sertão da Bahia, com quem se relaciona virtualmente. Não vendo mais sentido em continuar vivendo em Curitiba, ele parte em busca de Sara após seu desaparecimento.

O comitê brasileiro de seleção da Academia Brasileira de Cinema anunciou em outubro que ‘Deserto Particular,’ de Aly Muritiba, era o escolhido para representar o Brasil na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2022. O filme foi reconhecido, este ano, com o prêmio do público da mostra paralela Venice Days, do Festival de Veneza. Além disso, está na programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 21 de outubro e 3 de novembro, e programado para estrear nas salas de cinema em novembro. 

O longa-metragem conta a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial afastado de suas funções, e de Sara (Pedro Fasanaro), uma mulher transexual no interior do Brasil e que precisa esconder sua verdadeira orientação sexual. Os dois se conhecem pela internet e, mesmo à distância, engatam um romance.

O cenário desse amor retratado em Deserto Particular, porém, muda de figura quando Daniel vai até o encontro de Sara. A partir daí, o amor dos dois é testado em meio aos preconceitos do policial curitibano.

“À medida que o tempo foi passando e o contexto brasileiro foi se transformando nessa coisa aguda e raivosa, o projeto foi ganhando mais sentido”, disse Muritiba em entrevista ao Estadão, em setembro deste ano. “Quando ele surgiu, vinha de um desejo de fazer um filme de encontros e de amor. E, em um tempo de ódio como este que a gente está vivendo, um filme de amor ganha mais relevância, importância e ressonância.”

Indicados só no dia 8 de fevereiro

Os indicados ao Oscar serão anunciados no dia 8 de fevereiro. A 94ª edição do Oscar está prevista para o dia 27 de março de 2022.

Também foram divulgados os pré-selecionados para as categorias Documentário, Animação, Live Action e Documentário em curta-metragem, Maquiagem e Penteados,
Trilha Sonora, Música Original, Mixagem de Som e Efeitos Visuai A Academia divulgou hoje a pré-seleção de filmes para a edição do ano que vem.

Na categoria “Melhor Filme Internacional”, estão as seguintes obras:

Great Freedom (Áustria)
Playground (Bélgica)
Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
Flee (Dinamarca)
Compartment No. 6 (Finlândia)
I’m Your Man (Alemanha)
Lamb (Islândia)
A Hero (Irã)
The Hand of God (Itália)
Drive My Car (Japão)
Hive (Kosovo)
Prayers for the Stolen (México)
The Worst Person in the World (Noruega)
Plaza Catedral (Panamá)