Filme premiado em Berlim com Rodrigo Santoro estreia em agosto no Brasil

Estadão Conteúdo
dc50dc5d681a665e6909cb74549b4d7a455

Foto: Cinema

“O Último Azul”, longa-metragem dirigido por Gabriel Mascaro que recebeu o Grande Prêmio do Júri (Urso de Prata) no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2025, estreará nos cinemas brasileiros em 28 de agosto. A data foi anunciada em um teaser divulgado nesta terça-feira (6).

A produção brasileira é protagonizada por Denise Weinberg, que interpreta Tereza, uma mulher de 77 anos que decide navegar pelos rios e afluentes da Amazônia para realizar um último desejo antes de seu exílio forçado. O elenco conta também com Rodrigo Santoro em papel principal.

O filme apresenta um Brasil com características distópicas, onde idosos são obrigatoriamente transferidos para uma colônia habitacional específica para que “desfrutem” de seus últimos anos de vida. Esta premissa serve como ponto de partida para a jornada da protagonista.

Festival

O Festival Internacional de Cinema de Berlim ocorreu em fevereiro deste ano. Na competição, “O Último Azul” ficou com o “Urso de Prata”, atrás apenas do filme norueguês “Dreams (Sex Love)”, vencedor do Urso de Ouro, premiação máxima do evento.

Além de Weinberg e Santoro, o elenco inclui Adanilo, conhecido por “Oeste Outra Vez”, e Miriam Socarrás, que atuou em “Violeta”. As filmagens aconteceram em locações na região amazônica, cenário essencial para a narrativa.

Gabriel Mascaro, que também dirigiu “Divino Amor”, assina o roteiro em parceria com Tibério Azul, de “Som Brasil”. O projeto contou com consultoria de roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, ambos envolvidos na produção “Ainda Estou Aqui”.

A sinopse oficial descreve um Brasil onde idosos são transferidos compulsoriamente para uma colônia habitacional, contexto que motiva a jornada da protagonista pela Amazônia.