Filmes com personagens consagrados da carreira de Lima Duarte integram mostra

Instituição exibe cinco produções que marcaram a brilhante carreira do ator no cinema nos últimos 45 anos. bras ficam disponíveis em Streaming durante 20 dias

Redação Bem Paraná

Franklin de Freitas

A partir desta segunda-feira (21), o Itaú Cultural apresenta em seu site www.itaucultural.org.br mais uma programação cinematográfica online, dessa vez como parte da Ocupação Lima Duarte, que segue aberta para a visitação presencial do público até o dia 7 de fevereiro de 2021 – mediante agendamento prévio. O ciclo de filmes Mostra Lima Duarte: profissão ator tem curadoria de Amilton Pinheiro, jornalista, escritor, autor da biografia do homenageado e cocurador da exposição. Ele reuniu cinco filmes dos personagens consagrados do ator nos últimos 45 anos de cinema e os comenta na exibição. Entre as obras selecionadas estão Guerra Conjugal, comédia gravada há 45 anos pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade; o premiado drama Sargento Getúlio, de Hermano Penna, e o mais recente filme estrelado pelo ator, A Volta para Casa, do diretor Diego Freitas.

“Lima Duarte forjou no cinema personagens contraditórios, atormentados, poderosos, pobres e trabalhadores, todos genuinamente brasileiros que vieram, assim como ele, dos rincões deste Brasil com suas inúmeras injustiças sociais”, diz Pinheiro. “O ator tentou traduzir através desses personagens a riqueza do seu povo e as facetas contraditórias de um país que vive até hoje o dilema de excluir grande parte da população das benesses de suas riquezas, legando-as a uma pequena minoria”, completa.

Sobre
Os filmes
Dirigido em 1975 pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade, Guerra Conjugal ilustra crônicas de psicopatologia amorosa na civilização do terno-e-gravata, ainda vigente na cidade de Curitiba. Nessa produção, Lima Duarte protagoniza o advogado Doutor Osíris, que assedia as mulheres que entram em seu escritório e acaba se tornando amante de uma delas.

O longa-metragem Sargento Getúlio, baseado na obra homônima do cineasta João Ubaldo Ribeiro, foi o vencedor da categoria Melhor Filme no XII Festival de Cinema de Gramado, que ainda concedeu a Lima Duarte o prêmio de melhor ator pelo seu personagem que dá nome ao filme. Gravada em 1983, esta produção narra a viagem do sargento, um policial jagunço, pelos sertões de Sergipe.

Durante a viagem, o sargento recebe o recado de que a situação política mudou e, portanto, deve soltar o preso. Sem ter certeza de que se trata de uma contraordem de seu superior, decide manter a missão que havia lhe tinha sido atribuída. Essa viagem acaba mexendo com a alma de um homem rude e violento que, pela primeira vez, afirma sua vontade contra as ordens recebidas.

Corpo em Delito, de Nuno Cesar Abreu, passeia pelos anos de 1970 com o médico legista aposentado, Athos Brazil. O personagem interpretado por Lima Duarte se retira para uma casa de praia em companhia de Tana, uma dubladora de cabaré. Indiferente ao temperamento amoroso dela, o médico dedica-se a escrever um livro sobre o pai, um herói integralista, mas é atormentado pelos fantasmas do seu passado.

Dirigido por Manoel de Oliveira, Palavra Utopia conta a história do padre português Antônio Vieira, aqui encarnado por Lima. O sacerdote do século XVII é uma figura religiosa controversa, que luta pela liberdade e por melhor tratamento dos índios brasileiros e pela abolição da escravidão no Brasil. No entanto, a Inquisição portuguesa não pretende deixar o padre levar seus desejos a cabo.

Com atuação emocionante do ator, A Volta para casa é seu filme mais recente selecionado para essa mostra. Trata-se de um curta-metragem, dirigido em 2019 por Diego Freitas. Lima interpreta Plínio, um marceneiro aposentado que está na expectativa de receber a visita de sua família para celebrar o domingo de Páscoa.

SERVIÇO:

Mostra Lima Duarte: profissão ator
De 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2021
Guerra Conjugal (1975)
De Joaquim Pedro de Andrade
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Em www.itaucultural.org.br
Sargento Getúlio (1983)
De Hermano Penna
Duração: 84 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Em www.itaucultural.org.br
Corpo em Delito (1990)
De Nuno Cesar Abreu
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Em www.itaucultural.org.br
Palavra e Utopia (2000)
De Manoel de Oliveira
Duração: 130 minutos
Classificação indicativa: Livre
Em www.itaucultural.org.br
A Volta para Casa (2019)
De Diego Freitas
Duração: 16 minutos
Classificação indicativa: Livre
Em www.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural