André J. Rodrigues

Entrar no carro e dirigir por ruas esvaziadas, até mesmo sem destino, foi uma das alternativas que o fotógrafo André J. Rodrigues encontrou para os dias atípicos de pandemia e isolamento social. Entre uma saída e outra (e muitas fotos), criou uma série fotográfica cheia de cores, tons e composições.

Trata-se de uma investida na noite. Fita-se a cidade numa espécie de urbanismo sensorial. Uma road photo no estilo streetphotography. Fachadas, janelas, neons e até mesmo os tubos do biarticulado ganham tons saturados, azulados, esverdeados. Uma configuração de signos da exuberância noturna que ficou intitulada “Rua | Noite | Cor | Cwb”.

“A fotografia do Rua, Noite, Cor, CWB é uma fruição visual”, diz o fotógrafo. “Uma saída ao mercado, farmácia, era mote para levar a câmera e fotografar ruas, a arquitetura, espectros de cores. Rodava pela cidade e conforme um elemento chamava atenção pela forma, pela cor, estética ou correlação com algum referencial (fantasia, high-tech, mistério), era capturado.”

Para o fotógrafo, durante à noite, outra cidade (ou realidade) se apresenta aos olhos. Um outro universo surge e pode ser composto ou evocado visualmente. Emerge um sentido de leitura alternativa, quase como um desejo surreal, alegórico ou mesmo do cinematográfico. Especialmente durante esse tempo afligido pela Covid-19, por tanto tempo em casa, poucas interações. Até as coisas mais triviais ficam mais exuberantes e coloridas. “É algo externo, da cidade em si, mas também há um pouco de extrapolação de um gama de sentimentos e sensações”, acrescenta.

Photobook

Dessas várias investidas fotográficas, uma seleção de fotos foi feita e rendeu a edição e publicação de um fotolivro de autor. “O photobook foi uma boa alternativa para materializar o projeto e dar uma vazão para existir além da curtidas nas redes sociais”, aponta André Jacovicz Rodrigues.

O livro, em formato brochura, é uma publicação independente e com impressão limitada – apenas 30 unidades nesta impressão. Para André, esse é um bom momento para retomada da produção e de promover publicações independentes como fotolivros, edições de autor ou artísticas. Segundo o fotógrafo, se tudo correr bem, ainda pretende fazer uma exposição fotográfica para contemplar todo material de fotos.

Serviço:

“Rua | Noite | Cor | Cwb”

por André Jacovicz Rodrigues

Formato brochura, papel couchê 250gr

32 páginas

andrerodriguesphoto.com.br

arvisorfotografia.wordpress.com

Instagram @andrerodriguesphoto

Bio

André Jacovicz Rodrigues

Fotógrafo freelancer graduado em Jornalismo. Iniciou a carreira colaborando com agências e posteriormente com repórter fotográfico no jornal Gazeta do Povo, em Curitiba.

Editou o projeto Voto em Imagens (2010-2015) e idealizou 3 publicações correlacionadas – “Biometria e Eleição, “Indeleble” e a publicação formato jornal “F(V)OTO” – assim como 2 exposições fotográficas. Em 2013, cobriu as jornadas de manifestações de Junho/Julho, organizando e participando da mostra Curitiba Protesta”. Em 2014 desenvolveu o trabalho “Iluminados”, no qual uma das imagens venceu o 12º Salão Pérsio Galembeck de Fotografia – tema fotografia de rua. O trabalho “Batalha do Centro Cívico” ficou entre os finalistas no prêmio Los Trabajos e Los días (2015), sendo exposto na Colômbia.

Atualmente dedica-se a trabalhos fotográficos independentes e vem investindo em séries mais pessoais e autorais.