Gloria Bonfim traz samba primitivo

Bem Paraná

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, dentro do projeto Samba de Bamba, o show da cantora baiana Glória Bomfim. Ela se apresenta hoje, com o repertório do seu segundo álbum Anel de aço.

O trabalho, lançado em 2011, versa sobre temas do candomblé em 14 faixas compostas por Paulo César Pinheiro – seu grande entusiasta. O potente canto primitivo de Glória é comparado ao de Clementina de Jesus e sua obra dá continuidade a uma vertente pouco divulgada da cultura brasileira – a música de santo.

O álbum ganhou relançamento do selo Quitanda, de Maria Bethânia. A palma da palmeira, Bambueiro, Cavalo de santo, Senhor da justiça, Gameleira branca e Encanteria são algumas das canções reunidas no repertório.

A cantora ganhou o concurso Novos Bambas do Velho Samba (categoria Melhor Intérprete – 2013) promovido pelo bar Carioca da Gema, na Lapa, tradicional reduto boêmio do Rio de Janeiro. Com frequência, realiza shows no eixo Rio-SP.
A trajetória da baiana é comovente e cinematográfica. Nascida em Areal, um pequeno povoado no interior da Bahia, em 1957, Glória era requisitada desde menina para cantar em festas de casamento e batizados. O destino acabou fazendo com que ela fosse para o Rio de Janeiro aos 14 anos.

Na década de 1980, frequentou as rodas de samba na quadra da Portela, onde, a pedidos de Mestre Marçal, sempre interpretava sambas de João Nogueira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro — para quem começou a trabalhar como cozinheira. Não demorou para que fosse incentivada a trilhar a carreira musical.

Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. Na Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280.