cred_acervo_grupo_yuyachkani (2)
Grupo Yuyachkani/Divulgação

A companhia paranaense Trio Elétrico de Teatro, em parceria com a Unespar, realizará a ação cultural “Teatro Latino-Americano: artistas, grupos e dramaturgia”. Será no dia 7 de março e reúne atividades gratuitas que serão realizadas no Teatro Laboratório (TELAB) da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), localizado na Rua dos Funcionários, 1756 – Cabral.

A programação contará com uma oficina de teatro ministrada por Ana Correa, integrante do renomado grupo peruano Yuyachkani,  além de uma mesa redonda sobre mulheres nas artes cênicas e da apresentação do espetáculo solo internacional “A rebelião dos objetos – mulheres em cena e seus objetos de memória”, da artista peruana Ana Correa. Esta será a primeira vez que o Grupo Yuyachkani vem a Curitiba. Para participar da oficina de teatro, é necessário inscrever-se previamente pelo link: https://bit.ly/3Qv87Ei. As demais ações da programação terão acesso livre, por ordem de chegada ao local.

Por meio desta iniciativa, a companhia Trio Elétrico de Teatro busca estabelecer um espaço de troca entre os artistas paranaenses e o grupo peruano Yuyachkani, um dos mais significativos representantes do teatro de grupo na América Latina. Fundado em 1971, o grupo é pioneiro no campo da criação coletiva, experimentação e performance política.

Esta ação faz parte do projeto cultural Desfile de la Libertad, que também prevê a criação de um novo espetáculo de rua da companhia Trio Elétrico de Teatro, atualmente em fase de ensaio, com estreia, temporada e circulação pelo Paraná previstas para maio de 2025. O projeto também prevê outras atividades gratuitas ao longo do 1º semestre de 2025, como uma oficina de improvisação para idosos, uma oficina de teatro, uma palestra sobre o teatro na América Latina e apresentações do novo espetáculo da companhia para a rede pública de ensino.

Sobre o Trio Elétrico de Teatro

O Trio Elétrico de Teatro, que completa cinco anos de trajetória em 2025, nasceu do desejo de trazer para a cena teatral a América Latina e seus acontecimentos sociais e políticos. Desde então, o grupo desenvolve trabalhos voltados a um teatro popular, frisando a diversidade latina. Alguns trabalhos como: “Bloco do Peru Perdido: O Ano só começa depois do Carnaval” (2021) e “FERVO!” (2023) investigam o estudo de manifestações artísticas latinas e como elas alimentam diretamente as raízes de seu povo.

Serviço

Programação Teatro Latino-Americano: artistas, grupos e dramaturgia

Quando: 07 de março de 2025

Onde:  Teatro Laboratório (TELAB) da Faculdade de Artes do Paraná (Rua dos Funcionários, 1756 – Cabral)

Oficina: Corpo e Objeto de Memória” com Ana Correa (Grupo Yuyachkani – Peru)
Quando: 07 de março de 2025, das 8h30 às 13h30
Inscrições gratuitas via formulário: https://bit.ly/3Qv87Ei

Descrição: A oficina propõe uma imersão na relação entre corpo, memória e objeto cênico, explorando conceitos desenvolvidos por Ana Correa ao longo de sua trajetória no Yuyachkani. Com base em mais de 50 anos de pesquisa teatral, a artista compartilha práticas e reflexões sobre o uso dramático de objetos como extensão do corpo e da alma.

Público-alvo: A oficina é aberta a interessados em teatro e contará com um sistema de cotas, garantindo 50% das vagas para grupos minorizados, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, imigrantes, entre outros.

Mesa Redonda: Mulheres das Artes Cênicas do Paraná
Quando: 07 de março de 2025, das 16h às 17h30
Entrada livre – não é necessário inscrição prévia

Descrição: A mesa redonda reúne cinco artistas referência na cena teatral paranaense para um diálogo sobre arte, gênero e protagonismo feminino nas artes cênicas. Com mediação da atriz e pesquisadora peruana Ana Correa, integrante do Grupo Yuyachkani, o encontro aborda desafios, trajetórias e a potência do fazer teatral sob a ótica de mulheres que transformam o cenário cultural do estado.  

Participantes: Ana Correa (Grupo Yuyachkani – Peru). Ana Paula Frazão (gestora cultural, atriz e diretora), Giovanna Negrelli (atriz, dramaturga e cofundadora do Trio Elétrico de Teatro), Anne Celli (atriz, diretora e pesquisadora em teatro e improvisação), Carolina Meinerz (atriz, diretora e pesquisadora em Filosofia da Arte) , Kamylla dos Santos (atriz, dramaturga e produtora do Grupo Baquetá). 

Espetáculo: A rebelião dos objetos – mulheres em cena e seus objetos de memória com Ana Correa (Grupo Yuyachkani – Peru)

Quando: 07 de março de 2025, das 20h às 21h30

Classificação indicativa: +12
Ingressos: gratuitos distribuídos por ordem de chegada

Sinopse: Ana Correa, mulher, mãe, filha e atriz, compartilha fragmentos de personagens de peças criadas com seu grupo “Yuyachkani”, que partiu de uma relação orgânica e sensível com objetos do cotidiano das mulheres de sua família, dialogando com o universo de qualquer mulher que constrói a si mesma e cria uma família. Com sanfona, saia, cesta de mercado, fraldas de pano, varal para roupas molhadas e panelas de barro, ela nos fará viajar do palco teatral ao palco do mundo interno.

Dúvidas e informações sobre a programação, entre em contato via e-mail: [email protected]

.