Captura de Tela (14)
Divulgação

O grupo de pagode Envolvência, originado na cidade de Três Corações (Minas Gerais), é formado por oito integrantes: Marquinhos, Wender, Chocolate, Liniker, Santiago, Fabinho, Mumuh e Vitinho. Como parte do projeto Metamorfose, o grupo vem a Curitiba no dia 6 de julho para uma apresentação única.

Inspirado na Turma do Pagode, o grupo teve início em 2017, quando os amigos decidiram investir profissionalmente na carreira. Com a ajuda de Pezinho — produtor responsável por artistas consagrados como Exaltasamba, Turma do Pagode e Thiaguinho — o Envolvência lançou seu primeiro EP, gravado no Gravodisc Estúdios, em São Paulo. Intitulado Tá Na Moda, o disco conta com 12 faixas e participação especial de integrantes da Turma do Pagode. O álbum foi um sucesso!

Em 2019, o grupo foi premiado como Grupo Revelação do Samba Prime, com mais de 70 mil votos, e teve a oportunidade de se apresentar em um dos maiores festivais de samba do Brasil, o que ampliou ainda mais sua visibilidade no mercado artístico.

Em 2020, o Envolvência viralizou na internet, alcançando mais de 200 milhões de acessos em vídeos no TikTok e Instagram. Após essa repercussão, o grupo assinou contrato com a produtora e gravadora MKZ Music e lançou seu primeiro projeto audiovisual: Canta Com Envolvência. Atualmente, o projeto soma mais de 150 milhões de visualizações no canal do grupo no YouTube e rendeu um disco de ouro.

Já em 2022, foi lançado Canta Com Envolvência 2, com participações de fãs e artistas como Turma do Pagode, Zaac e Di Propósito. Com músicas autorais e regravações, o projeto trouxe também homenagens a grandes nomes do samba e pagode, como o grupo Revelação.

Ainda em 2022, o Envolvência lançou mais um audiovisual: Nostalgia, uma homenagem ao pagode raiz. O projeto contou com participações especiais de artistas como Netinho, Inimigos da HP, Billy SP, Jeito Moleque, Lito Nuwance, Marcelinho Sem Compromisso, Salgadinho, Chrigor, Deck 90, Ademir Fogaça, Pique Novo, Pelezinho e Rosyl.

Em 2023, os meninos lançaram a Mansão Envolvência, projeto que viralizou nas redes sociais e no YouTube. Com dois volumes, o trabalho já soma milhões de streams nas plataformas de áudio. Nesse mesmo ano, o grupo realizou sua primeira turnê internacional e ainda se apresentou no Cruzeiro do Neymar, ao lado do próprio jogador. Também lançaram o single Quando a Cachaça Não Mata, Humilha, sua música de trabalho atual, que ultrapassou 3,9 milhões de plays em pouco tempo de lançamento.

Em 2024, o Envolvência se tornou o grupo mais jovem a realizar uma turnê internacional, com shows em países das Américas e da Europa. Recentemente, lançaram o projeto Na Voz dos Criadores, com regravações de grandes sucessos do samba e pagode, destacando a participação especial dos compositores originais dessas canções inesquecíveis. Muitas novidades e lançamentos ainda estão previstos para este ano.

Agora, em julho de 2025, o grupo inicia o lançamento de Metamorfose, um projeto dividido em cinco EPs que serão lançados ao longo do ano. Com músicas inéditas, regravações e participações especiais de Ferrugem, Ana Clara, Vitor Limma, Kamisa 10 e Gaab, esse trabalho marca uma virada na trajetória do Envolvência — mais maduros, conectados com o presente e prontos para escrever um novo e emocionante capítulo na história do pagode.

Conhecido como “os meninos dos milhões”, o Envolvência soma números impressionantes: são 283 mil inscritos no YouTube, mais de 293 mil seguidores no TikTok, 1,2 milhão no Instagram e mais de 950 milhões de acessos em suas plataformas.

Para saber mais, acesse: @grupoenvolvencia