
O grupo Fato existe desde 1994. Tempo suficiente para inventar uma sonoridade única, reconhecida por críticos no Brasil e no exterior, consolidada ao longo de nove discos, 13 montagens de shows, dois DVD, um livro de partituras, diversos videoclipes.
Uma das características marcantes do FATO é a exploração de combinações sonoras pouco usuais como, por exemplo, dos tamancos do fandango paranaense com instrumentos, objetos, intervenções eletrônicas, programações, samplers, efeitos e processamentos. Os tamancos – e a Tamancalha* – são usados como instrumentos de percussão em diversas levadas, além das marcas de fandango tradicionais.
O último show da turnê comemorativa dos 30 anos do Grupo Fato pelo Paraná aconteceu em 3 de maio, no Sesc da Esquina. Neste período, além de Curitiba, passou por União da Vitória, Rio Negro, Paranavaí, Maringá, Irati e Ponta Grossa. Cascavel e Medianeira.
Leia mais
- Música curitibana: banda Charme Chulo une pós-punk e viola caipira
- Conheça Electric Mobi, a banda de hard rock de Curitiba que já rodou o mundo
41 anos, 41 bandas de Curitiba
Curitiba é palco para músicas de todos os estilos, por isso em comemoração aos seus 41 anos, o Bem Paraná decidiu reunir o perfil de 41 bandas e músicos. O objetivo é enaltecer esses músicos que levam a nossa cultura para todo o Brasil e todo o mundo.
Há bandas de rock tradicionais, como o Blindagem, na estrada há mais tempo que o próprio Bem Paraná, e o Relespública. Há novos talentos pop, como Jovem Dionísio e a Banda Mais Bonita da Cidades. Tem as impressionantes bandas de metal que de Curitiba que ganharam o mundo todo, com agenda de shows invejável e milhões de visualizações nas redes sociais, com Semblant. Entre os alternativos geniais, estão Terra Plana e Escambau, por exemplo.
E como não falar de Karol Conká e Rodrigo Zin, talentos do rap que nasceram na capital paranaense? E tem banda curitibana que foi indicada ao Grammy: o trio Tuyo. E Bibi Babydoll que espalhou seu funk pelo mundo.