teatro
Divulgação

A ópera infantil “A Floresta Em Chamas”, do maestro Edilberto Vasconcelos (in memorian) e direção do dramaturgo Jul Leardini, já tem data para ganhar os palcos. De 8 a 12 de maio, o Teatro Guairinha, em Curitiba, recebe a primeira montagem do espetáculo – que promete emocionar e conscientizar públicos de todas as idades.

A obra, inspirada na rica tradição dos Griot, contadores de histórias africanos, traz à cena uma abelhinha heroína em uma missão urgente para salvar sua floresta em chamas.

A narrativa tem início quando a pequena abelha desperta para um cenário de desolação: sua amada floresta está sendo consumida pelo fogo. Determinada, ela convoca os animais da floresta para descobrir a origem das chamas. Juntos, eles descobrem que a causa do incêndio são homens em busca de um raro pássaro cantador, sem se importar com o rastro de destruição deixado em seu caminho.

A trama se desdobra em uma aventura emocionante, repleta de ensinamentos sobre coragem, união e a importância da preservação ambiental.

Valores retratados no espetáculo

“A Floresta Em Chamas” é mais do que um espetáculo teatral; é uma experiência educativa que aborda valores essenciais como o respeito à diversidade e à cultura afro, a importância do cuidado com o meio ambiente e a fauna – especialmente abelhas e pássaros – e a valorização do folclore e das tradições culturais.

Por meio de uma história cativante e música brasileira de qualidade, o espetáculo promove o resgate dos contadores de histórias, enriquecendo o repertório cultural e emocional das crianças – e dos adultos.

“Eu costumo dizer que é uma obra infantil para crianças de 0 a 100 anos”, comenta Jul – autor, diretor e produtor da ópera, que tem direção musical de Luiz Néri Pfützenreuter, coreografia e assistência de direção de Lia Comandulli.

Leia mais no Blog Barulho Curitiba