História do samba será apresenta na programação de Oficina de Música de Curitiba

SMCS
musica em curitiba carnaval

Crianças de escolas municipais participam de Aula de Iniciação ao Samba, das regionais Cajuru e Boqueirão. Curitiba, 16/02/2023. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

O espetáculo História do Samba, que em anos anteriores foi encenado para os curitibinhas nas regionais da cidade, este ano terá apresentações no Memorial de Curitiba, no Memorial Paranista e no Passeio Público. As apresentações fazem parte da programação da 41ª Oficina de Música e anunciam o carnaval curitibano, começando no dia 28 de janeiro até 11 de fevereiro. Confira AQUI a programação.

O espetáculo reúne três atores e sete músicos e é uma aula sobre o samba, como surgiu e quais foram seus principais compositores. O trio de atores Douglas Perez (Curitibinha), Léo Campos e Taciane Vieira (respectivamente, o Senhor e a Senhora Samba) fala sobre os diferentes ritmos e estilos enquanto músicos do Conservatório de MPB, tocando violão, cavaquinho, caixa, surdo e trompete, executam trechos das obras mais representativas do gênero. 

Adultos e crianças terão oportunidade de fazer uma viagem no tempo e conhecer um pouco mais sobre esse patrimônio cultural brasileiro, desde o primeiro samba gravado em 1916 (Pelo Telefone, de autoria de Mestre Donga e Mauro de Almeida). A história passa pelas composições de Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e também do curitibano Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis.

Vários sucessos conhecidos do público animam a apresentação, como As rosas não falam (Cartola), Carinhoso (Pixinguinha), Jura (Sinhô), Trem das Onze (Adoniran Barbosa), Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e Eu Sou o Samba (Zé Keti).

Confira as datas e horários das apresentações de História do Samba          

28/1
15h30 no Passeio Público e 17h no Memorial Paranista (Parque São Lourenço)     

3/2
11h no Memorial Paranista e 15h30 no Passeio Público                        

4/2
12h no Memorial de Curitiba (Setor Histórico), 15h30 no Passeio Público e 17h no Memorial Paranista        

10/2
15h30 no Passeio Público e 17h no Memorial Paranista              

11/2
12h no Memorial de Curitiba (Setor Histórico) e 15h e 16h no Passeio Público