Depois da inauguração, na semana passada, o TUC (Teatro Universitário de Curitiba) volta a abrir suas portas hoje, para o segundo show da retomada. Quem ocupa o novo  palco de arena da cidade é a Bad Folks,  com o disco  Impossible, o primeiro a sair do forno pelo selo e produtora Discos Voadores, sob os cuidados de Fernanto Tupan e Marcos Gusso, com apoio da cidade. Ao todo, os dois assinam a produção de 12 Cds, gravados com apoio do Fundo Municipal de Cultura, através de edital para gravação de bandas locais autorais, lançado ano passado.

 Junto desses, estão os demais trabalhos produzidos, através do mesmo edital, pela Central Homem de Ferro, na terceira caixa do projeto Grande Garagem que  Grava. Até o final do ano as 24 bandas que integram os dois projetos vão manter acesas as quintas-feiras no TUC.

O próximo lançamento da Discos Voadores será no dia 14 de agosto, com a banda Chill On. Em seguida virão, Góticos 4 Fun, Plêiade, Javalis do Pântano, Riot Revolver, Sara 572, Kompressores, Supernovos, Biotonix e Garotos Chineses. Entre estes, está intercalada a agenda com os grupos que gravaram a GGG.

O mais interessante dos projeto é a criação de registros  da produção contemporânea, com qualidade e com bandas que se destacam no circuito local e nacional. Mesmo que a maioria das pessoas não se de conta, isso é “nossa” memória musical sendo construída, o que, mesmo que pouco valorizado, é de suma importância.

 A diferença entre as duas propostas é que o pessoal da GGG optou pelas  gravações ao vivo, enquanto a Discos Voadores, pegou as bandas em estúdio.  Observando as duas levas, reafirma-se tanto a variedade de estéticas, quanto a qualidade da produção local. A iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba  merece aplausos ao colocar nas mãos das bandas  material com  qualidade técnica, que pode ser mais um cartão de visitas para que sigam fazendo o que já sabem bem, com uma preocupação a menos na cabeça.  

Serviço
Bad Folks. Dia 31 às 19. R$3 e R$ 1,50.  TUC (Galeria Julio Moreira)