HQ Arrojadas é o assunto do grupo de conversa Itiban Comic Shop

Evento acontece no dia 18 de outubro no centro de Curitiba

Assessoria de Imprensa

Acervo Pessoal

As rodas de leitura são uma tendência pós-pandemia que surgem, após o isolamento, da necessidade do convívio. A leitura deixa de ser uma atividade solitária para se tornar uma experiência compartilhada, um lugar de encontro para as leitoras.

A roda de conversa feminina da Itiban Comic Shop chega a sua quarta edição com a recém-lançada obra em quadrinhos Arrojadas: mulheres paranaenses que reescreveram a história, de Mylle Pampuch e Amanda Barros. O encontro com as leitoras vai acontecer no dia 18 de outubro na Itiban (Av. Silva Jardim, 845, Centro – Curitiba), às 19h, com a presença das autoras. Após a conversa, haverá uma sessão de autógrafos. 

Com roteiro de Mylle e ilustrações de Amanda, Arrojadas narra as histórias de mulheres que desafiaram as expectativas de suas épocas e se tornaram ícones do Paraná: a primeira engenheira negra do estado, Enedina Alves Marques; o Trio Paranaense, composto pelas difusoras da música de câmara em Curitiba (a violinista Bianca Bianchi, a violoncelista Charlotte Frank e a pianista Renée Devraine Frank); a educadora Júlia Wanderley; a primeira empresária de Curitiba, Ana Bertha Roskamp; a baronesa do Serro Azul, Maria José Correia; e a feminista Mariana Coelho, que escreveu A Evolução do Feminismo mais de uma década antes de Simone de Beauvoir publicar O Segundo Sexo.

Com narrativas curtas e linguagem acessível, Arrojadas não é apenas uma coletânea de biografias, mas um tributo às mulheres que ajudaram a moldar o Paraná que conhecemos hoje. Uma leitura leve, que ressalta a importância de reconhecer e celebrar as heroínas da nossa própria história. O livro pode ser adquirido na Itiban, onde há um exemplar para leitura no local, ou no site https://temporacriativa.com/produto/arrojadas

A roda

A conversa é mediada pela atriz Pagu Leal, pela jornalista Melissa Medroni e pela jardinista Fernanda Ayres. 

Qualquer leitora interessada pode participar, sem necessidade de inscrição prévia. O objetivo é conversar sobre questões do universo feminino a partir de obras escritas por outras mulheres. 

Esta é a quarta edição do evento, que já se debruçou sobre Caderno Proibido, da italiana Alba de Céspedes; Caminhando com os Mortos, da pernambucana Micheliny Verunschk; e História para Matar a Mulher Boa, de Ana Johann, em uma edição especial realizada em setembro na livraria Arte e Letra, também com a presença da escritora. 

Serviço

RODA DE CONVERSA 

sobre o livro Arrojadas: mulheres paranaenses que reescreveram a história, de Mylle Pampuch (roteirista) e Amanda Barros (quadrinista)

LOCAL: Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845 – Centro – Curitiba/PR)

DATA: 18 de outubro

HORÁRIO: 19h 

Não é necessário se inscrever. Basta comparecer para participar da conversa.