As rodas de leitura são uma tendência pós-pandemia que surgem, após o isolamento, da necessidade do convívio. A leitura deixa de ser uma atividade solitária para se tornar uma experiência compartilhada, um lugar de encontro para as leitoras.
A roda de conversa feminina da Itiban Comic Shop chega a sua quarta edição com a recém-lançada obra em quadrinhos Arrojadas: mulheres paranaenses que reescreveram a história, de Mylle Pampuch e Amanda Barros. O encontro com as leitoras vai acontecer no dia 18 de outubro na Itiban (Av. Silva Jardim, 845, Centro – Curitiba), às 19h, com a presença das autoras. Após a conversa, haverá uma sessão de autógrafos.
Com roteiro de Mylle e ilustrações de Amanda, Arrojadas narra as histórias de mulheres que desafiaram as expectativas de suas épocas e se tornaram ícones do Paraná: a primeira engenheira negra do estado, Enedina Alves Marques; o Trio Paranaense, composto pelas difusoras da música de câmara em Curitiba (a violinista Bianca Bianchi, a violoncelista Charlotte Frank e a pianista Renée Devraine Frank); a educadora Júlia Wanderley; a primeira empresária de Curitiba, Ana Bertha Roskamp; a baronesa do Serro Azul, Maria José Correia; e a feminista Mariana Coelho, que escreveu A Evolução do Feminismo mais de uma década antes de Simone de Beauvoir publicar O Segundo Sexo.
Com narrativas curtas e linguagem acessível, Arrojadas não é apenas uma coletânea de biografias, mas um tributo às mulheres que ajudaram a moldar o Paraná que conhecemos hoje. Uma leitura leve, que ressalta a importância de reconhecer e celebrar as heroínas da nossa própria história. O livro pode ser adquirido na Itiban, onde há um exemplar para leitura no local, ou no site https://temporacriativa.com/produto/arrojadas.
A roda
A conversa é mediada pela atriz Pagu Leal, pela jornalista Melissa Medroni e pela jardinista Fernanda Ayres.
Qualquer leitora interessada pode participar, sem necessidade de inscrição prévia. O objetivo é conversar sobre questões do universo feminino a partir de obras escritas por outras mulheres.
Esta é a quarta edição do evento, que já se debruçou sobre Caderno Proibido, da italiana Alba de Céspedes; Caminhando com os Mortos, da pernambucana Micheliny Verunschk; e História para Matar a Mulher Boa, de Ana Johann, em uma edição especial realizada em setembro na livraria Arte e Letra, também com a presença da escritora.
Serviço
RODA DE CONVERSA
sobre o livro Arrojadas: mulheres paranaenses que reescreveram a história, de Mylle Pampuch (roteirista) e Amanda Barros (quadrinista)
LOCAL: Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845 – Centro – Curitiba/PR)
DATA: 18 de outubro
HORÁRIO: 19h
Não é necessário se inscrever. Basta comparecer para participar da conversa.