Couto Pereira
Couto Pereira (Crédito: Franklin de Freitas)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizará fiscalização no Estádio Major Couto Pereira, nesta terça-feira (12), como parte das preparações para o show do ex-Beatle, Paul McCartney.

Eduardo Ramires, gerente regional Curitiba do Crea-PR, comenta que a ação faz parte das responsabilidades rotineiras do Conselho. 

“O Crea-PR é incumbido de fiscalizar diversos eventos públicos temporários, incluindo feiras, shows, exposições, desfiles de rua, festivais e parques de diversões itinerantes”, acrescenta.

Durante a fiscalização no estádio, a equipe do Crea-PR vai verificar uma série de itens, como serviços nas áreas de eletrotécnica e eletromecânica, eletrônica, engenharia de computação, telecomunicações, instrumentação, além de avaliar o projeto de layout do evento, o projeto de prevenção de incêndio e equipamentos, e o plano de evacuação.

Ramires enfatiza a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em todas as atividades ligadas à instalação, manutenção, montagem, reparo, inspeção, laudos, vistorias e projetos. Ele ressalta que, para colaborar com a segurança de todos os envolvidos, é determinante que tais serviços sejam realizados por profissionais devidamente habilitados e com ART emitida.

“Este procedimento colabora não apenas com a segurança dos milhares de fãs esperados para o show, mas também a conformidade com as normas e regulamentos técnicos vigentes. Nós, do Crea-PR reafirmamos nosso compromisso para colaborar com a segurança pública e a excelência profissional, atuando como um órgão fiscalizador essencial em eventos de grande porte como o show de Paul McCartney em Curitiba, por exemplo”, concluiu.

Números

De acordo com Ramires, só no ano de 2023 o Crea-PR realizou 250 fiscalizações de eventos temporários, apenas na Regional Curitiba.