Instituto leva música clássica para crianças assentadas na Lapa, na Grande Curitiba

Redação Bem Paraná

INSTITUTO LEVA MÚSICA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS ASSENTADAS DA LAPA E PROMOVE CONCERTO PARA CAMPONESES E MORADORES DA PERIFERIA DE CURITIBA
A série Diálogos “Música, cultura e democracia”, idealizada pelo Instituto RES PUBLICA, promove diversas atividades gratuitas nos dias 12 e 13, no assentamento Contestado, da Lapa, no Teatro Positivo e na UTFPR, em Curitiba.

08 de novembro de 2021 – Os próximos dias 12 e 13 de novembro serão de encontro entre a música clássica e crianças camponesas da Lapa, moradores da periferia de Curitiba e estudantes universitários. A ação faz parte da série Diálogos “música, cultura e democracia” idealizada pelo Instituto RES PUBLICA, que visa democratizar o acesso à cultura e aproximar o setor cultural da sociedade em geral. Todas as atividades são gratuitas e a maioria terá transmissão ao vivo.

No dia 12, a programação inclui ensaio aberto no Teatro Positivo, às 10h; 15h30 “Masterclass Diálogo, introdução à música de câmara”, na UTFPR Curitiba, Sede Centro; e às 20h concerto no Teatro Positivo, voltado aos professores, alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade Positivo.

Já no sábado, dia 13, a programação começa às 9h30, com uma visita dos artistas ao assentamento Contestado, da Lapa. Os músicos, que já pisaram palcos internacionais, vão conhecer de perto as agroflorestas e hortas comunitárias, e farão apresentação e oficinas para as crianças da comunidade. Dezenas de artistas, de áreas diversas, também vão participar da atividade.

À noite, em Curitiba, o quinteto realizará apresentações no Teatro Positivo: um ensaio aberto a partir das 18h45, e um concerto entre 20h e 21h30, voltados especialmente às famílias do assentamento Contestado e de comunidades da periferia da capital.

Participam da ação os músicos Gabriel Squizzato, violista, professor assistente no Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien (Viena), e Diretor Cultural no Instituto Res Publica, entidade que idealizou e uma das realizadoras da série “DIÁLOGOS”; Cristian Badu, pianista, vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil; Rafael Cesário, professor no Instituto Baccarelli (SP), integra o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo; Angelo Martins, violinista, atualmente se apresenta como Spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná; e Pedro Gadelha, contrabaixo solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo, depois de vários anos na Alemanha como membro da Ópera de Frankfurt. >> Clique aqui para ler a apresentação completa dos músicos https://institutorespublica.com.br/serie-dialogos/

“Criou-se esse estereótipo de que a música “clássica” que é tocada nas grandes salas de concerto, é feita para um público específico. Então, a Série Diálogos pensa justamente em levar a música até o assentamento, para as áreas rurais, para as regiões periféricas e também levá-los às salas de concerto para que tenham esse contato com os teatros, os espaços públicos”, explica o Diretor Cultural do Instituto Gabriel Squizzato.

A Série Diálogos visa fomentar o retorno das atividades culturais na cidade de Curitiba. “Acredito que esta é uma série muito robusta, que visa fomentar o retorno das atividades e promover a inclusão do público com as programações culturais. Toda ela foi pensada nessa direção, do diálogo entre o setor cultural e a sociedade”, enfatiza Squizzato, que define o Instituto Res Publica como “independente” e tem como “objetivo central a qualificação do debate público, a defesa das instituições e a promoção dos valores democráticos”.

As atividades da série são idealizadas pelo Instituto Res Publica e realizadas em parceira com Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PR), com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Fundação Bianca Bianchi, do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) e dos Escritórios de advocacia Bentivenha Advocacia Social e Godoy Advocacia.

PROGRAMAÇÃO
DIA 12
CURITIBA
10h – Ensaio aberto – Teatro Positivo
15h30 – Masterclass Diálogo, introdução à música de câmara / UTFPR – Campus Centro
20h – Concerto – Teatro Positivo

DIA 13
ASSENTAMENTO CONTESTADO
9h30 chegada e café
Visita às hortas e lavouras coletivas

10h30-12h00
– Mística: História do Assentamento Contestado e boas-vindas para os/as artistas
– Apresentação das ações de enfrentamento contra a fome durante a pandemia
– Concerto Série Diálogos com os músicos Gabriel Squizzato, Cristian Budu, Rafael Cesário e Angelo Martins
– Oficina de instrumento musical com as crianças

12h-13h – Almoço

13h-14h30 – Retorno para Curitiba

CURITIBA
18h45-19h
– Ensaio aberto – Teatro Positivo
20h-21h30