IMG_0074
João Gordo apresenta o projeto Brutal Brega no Jokers, em Curitiba (Foto: Rodolfo Luis Kowalski)

O público que esteve na noite de ontem (24 de maio) no Jokers Pub, na Rua São Francisco, pôde fazer uma verdadeira viagem no tempo. Na verdade, uma viagem no tempo em versão brutal. É que o vocalista João Gordo, do Ratos de Porão, esteve na cidade – acompanhado por Val Santos e Rogério Wecko (guitarras), Daniel Ete (baixo) e Guilherme Martin (bateria) – para apresentar o Brutal Brega, projeto que transpõe clássicos da música brega para o punk rock e o metal.

Do primeiro disco do Brutal Brega, lançado em 2022, só três das 14 canções ficaram fora do set list apresentado (Não Se Vá, Doces Beijos e Verdes Campos da Minha Terra). Por outro lado, sete músicas que possivelmente integrarão a sequência do projeto (o álbum subintutulado “MPB Mode”, com lançamento previsto para o segundo semestre) foram apresentados em primeira mão no Jokers, para alegria do público que lotou a casa de shows.

As canções ‘novas’ (que não integram o primeiro disco do Brutal Brega e foram apresentadas no show em Curitiba) são as seguintes: Pavão Mysterioso (de Ednardo, tema da telenovela Saramandaia, de 1976), Coroné Antônio Bento (de Tim Maia, sendo a primeira música do álbum de estreia do Pai da Soul Music Brasileira), Espelho Meu (de Silvio Brito), Sobradinho (de Sá e Garabyra), Atrás do Trio Elétrico (de Caetano Veloso), Pombo Correio (de Moraes Moreira) e Tropicana (de Alceu Valença).

Agradecimento especial ao ‘Rei Tut’

Recentemente, inclusive, foi divulgada oficialmente a primeira canção do segundo disco de Brutal Brega, com o lançamento do clipe oficial de Coroné Antônio Bento, música presente no álbum de estreia de Tim Maia e composta por João do Vale e Luiz Wanderley (confira o vídeo abaixo).

E em Curitiba, antes de apresentar a música, João Gordo fez questão de agradecer, em tom de deboche, ao ‘Rei Tut’ por ter lhe “autorizado” a cantar a música e também por ter ajudado, ainda que involuntariamente, na divulgação do trabalho.

A citação foi uma referência a um personagem da série do Batman, que trabalhava como professor até passar a acreditar ser um governante egípcio, e a menção foi uma provocação a Digão, vocalista e guitarrista do Raimundos. É que Digão foi às redes sociais criticar o líder do Ratos de Porão após o lançamento da versão Coroné Antônio Bento, tudo pelo simples fato de ter sido explorada a temática nordestina no trabalho (confira o clipe logo abaixo).

Mais de 100 shows em Curitiba até o final do ano. E com Ratos de Porão e Raimundos na lista

Até o final do ano, mais de 100 shows já estão marcados para acontecer em Curitiba, revelou nesta semana um levantamento exclusivo do Bem Paraná.

E João Gordo, inclusive, estará em breve na cidade novamente. Será no dia 25 de outubro, quando o CWB Hall (localizado no Prado Velho) receberá, numa só noite, Ratos de Porão, Krisiun e os britânicos do Napalm Death.

Coincidentemente, o Raimundos também estará em breve se apresentando em solo curitibano. A banda de Digão tem show marcado para acontecer em 12 de julho, no Clay Highway Bar.

Brutal Brega Set List

Fuscão preto
Tenho
Ciganinha
Pavão Misterioso
Coroné Antônio Bento
Amante Latino
Domingo Feliz
Pepino
Feiticeira
Eu Vou Rifar Meu Coração
Espelho Meu
A Namorada que Sonhei
Sobradinho
Sandra Rosa Madalena
Atrás do Trio Elétrico
Tô Doidão
Pombo Correio
Tropicana