
Para formar novos mediadores e agentes de leituras, a escritora e diretora de produção Lilyan de Souza vai ministrar o “Laboratório de Leitura, Literatura e Memória”. O foco é atuar com diferentes públicos, desde as crianças aos idosos.
Os encontros serão realizados nos dias 5, 12 e 19 de agosto, das 13h30 às 17h, no Espaço Cultural Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco, Curitiba).
As inscrições são gratuitas, limitadas e destinadas a pessoas com 16 anos ou mais. O formulário de inscrição está disponível no link: https://forms.gle/GJmQuYY8GYucetwP8
Durante as atividades, Lilyan de Souza dará ênfase à mediação de leitura para adultos e pessoas com 60 anos ou mais. Já nos meses de setembro e novembro, o escritor Ali Freyer dará continuidade ao projeto com laboratórios voltados à infância e adolescência.
Incentivo aos idosos
As ações fazem parte do projeto cultural “Um cão uiva em minha história: Literatura e memória”, que propõe diferentes atividades para estimular a escrita criativa e a imaginação de pessoas idosas, por meio da rememoração de vivências com cães.
“O objetivo é incentivar as pessoas de mais idade a ter contato com a escrita e com a leitura, auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação, concentração, na expressão das emoções e na organização dos pensamentos”, explica Iamni Reche Bezerra, escritora, doutora em Teoria e História da Literatura pela Unicamp e idealizadora do projeto.
Múltiplas ações
Ao longo dos próximos meses, o projeto prevê:
- 20 oficinas de escrita criativa (10 de prosa e 10 de poesia)
- 100 rodas de leitura para crianças e jovens a partir de 12 anos, em escolas da rede pública de Curitiba
- 3 laboratórios de leitura, incluindo o de agosto
- Doação de 100 livros de literatura para as Casas da Leitura de Curitiba
- Distribuição de 500 ecobags
- 5 palestras sobre Literatura e Memória, com foco no público adulto (especialmente professores, educadores e agentes de leitura), conduzidas por Rodrigo Hayalla, com intérprete de Libras
“Todas essas ações são gratuitas. Algumas serão agendadas, outras abertas ao público. Nosso intuito é dar oportunidade para que mais pessoas – especialmente os idosos – pratiquem a escrita criativa e a leitura literária. É um exercício que faz bem ao corpo e à mente”, reforça Iamni.
Apoio
O projeto “Um cão uiva em minha história: Literatura e memória” é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, e conta com o apoio do Colégio Positivo.
Serviço
O que: Laboratório de Leitura, Literatura e Memória, com Lilyan de Souza
Quando: Dias 5, 12 e 19 de agosto, das 13h30 às 17h
Onde: Espaço Cultural Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco, Curitiba)
Quanto: Gratuito
Inscrições: https://forms.gle/GJmQuYY8GYucetwP8
Informações: (41) 98442-0942 | [email protected]