Lágrimas e filosofia em “A culpa é das estrelas”

Estreia adaptação cinematográfica da obra de John Green, que vendeu 2 milhões de livros

Bem Paraná

De partir o coração, fazer chorar, mas também rir. Isso define a adaptação da obra do escritor John Green A culpa é das estrelas para o cinema, que estreia hoje nos cinemas de Curitiba. Baseado em um livro que somou mais de dois milhões de exemplares vendidos, o filme dirigido por Josh Boone  conta a história do casal Hazel Grace e Augustus Waters, dois adolescentes vítimas de câncer que se apaixonam.

A produção, que mereceu destaque nas telonas, é protagonizada pela nova queridinha de Hollywood, Shailene Woodley, e por Ansel Elgort (Carrie – A estranha). A película assusta pela quantidade de cenas emocionantes e pela química do casal de atores, que também estrelou a ficção científica Divergente. Um filme, em tese, feito para adolescentes, mas que promete agradar todas as idades.

John Green não só acertou ao escolher o gênero da narrativa de A culpa é das estrelas como também teve sorte em ter o cienasta Josh Boone dirigindo a adaptação da sua obra. Assim como no livro, Hazel Grace narra a própria história desde a descoberta da doença, que aconteceu quando ela tinha apenas 13 anos. Ao contrário do que se imagina o filme promete não decepcionar quem leu o livro e provavelmente levará às livrarias quem ainda não leu a obra. O roteiro faz a  opção de ocultar todos os elementos alheios ao casal principal: não se sabe nada sobre a vida de Hazel na universidade, pouquíssimo sobre a vida dos pais ou os amigos. O foco é nos dois, o tempo inteiro. Os protagonistas estão em cena em todas as imagens, algo que pode parecer redutor para descrever o ambiente ao redor, mas que permite um aprofundamento na personalidade de cada um.

A dupla Sam Trammel e Laura Dern , que interpretam os pais da garota, também merecem destaque na trama. Passam a verdadeira imagem de uma família que sofre com o tratamento da doença de sua filha, com emoção mas sem exagerar. Os diálogos são emocionantes e reflexivos.  O filme ainda conta com Willem Dafoe (O Homem-Aranha 1 e 2) e Lotte Verbeek (Nothing Personal).

Apesar da grande carga de emoção em cada cena, A culpa é das estrelas obteve sucesso na construção do roteiro. Longe de conter sequências constrangedoras e apelativas entre o casal protagonista, a produção soube equilibrar a sensibilidade ao tratar dos diálogos relacionados à doença, além do destaque para a bela fotografia.

Os dois personagens brincam com o tempo todo com o fato de ter perdido uma perna, no caso dele, e de ter uma fraca capacidade pulmonar, no caso dela. Uma fórmula eficaz contra as tradicionais autopiedade e vitimização em filmes com pessoas doentes, algo parecido com o filme francês Intocáveis. Hazel e Gus, apesar de adolescentes,  são dois personagens fortes, maduros para a idade que têm, e repletos de perguntas profundas sobre a morte, a vida e o legado que deixarão para seus próximos.

FILME TEM O TRAILER COM MAIS LIKES DO YOUTUBE
Com pouco mais de 305 mil likes, o trailer de A Culpa é das estrelas se tornou o trailer com mais likes na história do YouTube. O filme que adapta o livro homônimo de John Green, superou o trailer do documentário sobre a banda One Direction, que atualmente conta com 271 mil likes.

Os números surpreenderam por não se tratar de uma grande franquia, mas pode ser justificado pelo grande número de fãs do livro de John Green, que já está há 57 semanas na lista dos mais vendidos no Brasil e, no momento, ocupa do topo da lista.

A trama de A Culpa é das Estrelas acompanha o casal Hazel (Shailene Woodley) e Gus (Ansel Elgort), um casal de adolescentes que acabam se apaixonando depois de se conhecerem em um grupo de apoio a pacientes com câncer.
A estreia está prevista para acontecer hoje.


TRILHA SONORA

A trilha sonora deixa o filme especial e, é claro, mira no novo som jovem e melódico. Essa é a lista de músicas:

1) Ed Sheeran – All of The Stars
2) Jake Bugg – Simple As This
3) Grouplove – Let Me In
4) Birdy & Jaymes Young – Best Shot
5) Kodaline – All I Want
6) Tom Odell – Long Way Down
7) Charli XCX – Boom Clap
8) STRFKR – While I’m Alive
9) Indians – Oblivion
10) The Radio Dept. – Strange Things Will Happen
11) Afasi & Filthy – Bomfallarella
12) Ray LaMontagne – Without Words
13) Birdy – Not About Angels
14) Lykke Li – No One Ever Loved
15) M83 – Wait
16) Birdy – Tee Shirt (Bonus track)