
É com essa proposta que o escritor Kenni Rogers apresenta seu novo livro infantil, Amigos de Bob, obra que tem como protagonista um menino cadeirante e celebra, de forma poética, os encontros, as despedidas e a beleza das amizades que se renovam ao longo da vida.
Leia mais
- Curitiba terá rua temática durante festival que ocupará 26 espaços na cidade
- Green Day e Katy Perry em Curitiba: últimos ingressos à venda
O lançamento oficial aconteceu no dia 3 de setembro, na Escola Vivian Marçal, em Curitiba, com a presença do autor e do ilustrador Gustas em um bate-papo com estudantes, seguido de sessão de autógrafos. O evento contou também com tradução em Libras, reforçando a acessibilidade e a inclusão.
A obra terá ainda um novo momento de apresentação ao público: no dia 13 de setembro, às 12h, Amigos de Bob será lançado novamente pela Insigth, dentro da programação do III Festival da Palavra, que acontece de 11 a 14 de setembro no Memorial de Curitiba. O festival reúne uma grande Feira do Livro, com a participação de 22 editoras e livrarias da capital e da Região Metropolitana.
O olhar do ilustrador
As ilustrações ficaram a cargo de Gustas, que mergulhou no universo do personagem desde os primeiros esboços:
“O Bob já começou a nascer no imaginário desde o convite do Kenni. A criação foi muito imersiva: pensamos quem era o Bob, do que ele gostava, como brincava. Optei por fazer tudo manualmente, com materiais que o próprio Bob poderia ter em casa – guache, giz de cera, lápis de cor, papéis variados – para trazer texturas e reforçar a ludicidade do livro.”
O artista destaca ainda a participação da filha, Maitê, no processo criativo:
“Mostrava os desenhos para ela e recebia ideias. A capa, por exemplo, traz o Bob com um lápis atrás da orelha porque foi sugestão dela. Alguns quadros no quarto do personagem e até o gatinho da dedicatória também foram desenhados por ela. Foi uma experiência intensa e muito especial.”
Para Gustas, ilustrar Amigos de Bob também é um gesto de representatividade:
“É raro vermos personagens cadeirantes vivendo aventuras em livros infantis. Dar vida a esse protagonista foi uma oportunidade única.”
A voz do autor do livro infantil
Formado em Letras e Artes Cênicas, Kenni Rogers tem longa trajetória em rodas de leitura e projetos de incentivo à literatura. Para ele, o livro nasceu do diálogo direto com as crianças:
“O livro é um pouco do que elas sempre pedem: histórias nas quais possam se ver. Criamos espaços para que o leitor também participe – contando suas próprias aventuras e registrando seus amigos. É uma provocação: quem são seus amigos? Como você vive suas amizades?”
Escrito em caixa alta e com frases curtas, o livro foi pensado para apoiar o processo de alfabetização, tornando a leitura mais acessível para crianças em fase inicial de letramento, além de contemplar cadeirantes e crianças neurodivergentes.
“Quis criar uma literatura que dialogasse com o mundo real das crianças de hoje, que não buscam apenas fadas ou monstros, mas também histórias nas quais possam se reconhecer. O Bob é criativo e alegre, e sua deficiência não limita sua imaginação – pelo contrário, amplia suas formas de viver e criar”, reforça o autor.
Inclusão e democratização em livro infantil
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, além da publicação, foi também realizada oficina de contação de histórias voltada a educadores do Pequeno Cotolengo.
Distribuído gratuitamente em instituições e bibliotecas, Amigos de Bob amplia o direito ao acesso à leitura e à inclusão social. Mais do que um livro, é um convite à diversidade, à imaginação e à construção de vínculos afetivos – lembrando que sempre há espaço para novos amigos.
Serviço
Lançamento do livro “Amigos de Bob”
13 de setembro de 2025 (sábado)
12h
Memorial de Curitiba – Sala Paranaguá
Evento dentro da programação do III Festival da Palavra, que acontece de 11 a 14 de setembro e reúne uma grande Feira do Livro com 22 editoras e livrarias da capital e Região Metropolitana.
Presença do autor Kenni Rogers e do ilustrador Gustas