harlem-globetrotters-1024×668

Lembra dos lendários Harlem Globetrotters? O time de exibição de basquete mais famoso do mundo com performances bem-humoradas e acrobáticas? Curitiba será palco de uma apresentação dos Harlem Globetrotters, no dia 19 de outubro, às 18 horas, no Ginásio do Tarumã.

A apresentação em Curitiba do Harlem Globetrotters faz parte da turnê mundial, que percorre diversos países levando sua mistura única de esporte e diversão. No Paraná, o grupo vai passar ainda por Maringá, no dia 21, às 20h, no Chico Neto, e Londrina, no dia 23, às 20h, no Moringão. Eles não vinham ao Brasil há 10 anos. Os ingressos para as apresentações no Paraná estão à venda pelo site Bilheteria Digital. Os preços variam de R$ 103 (meia arquibancada) a R$ 880 (inteira quadra vip).

Sobre o Harlem Globetrotters

O Harlem Globetrotters (na tradução, viajantes do Harlem) foi criado em 1926 em Chicago pelo empresário inglês Abe Saperstein com jogadores negros, que eram até então barrados nos grandes times. O nome Harlem é uma referência ao bairro de Nova Iorque, conhecido historicamente como um centro da cultura afro-americana.

GABRIEL-PROPORCAO-SITE-2025-07-17T171406.615
Divulgação

Antes de se tornar um fenômeno do entretenimento esportivo, o time era altamente competitivo — em 1940, venceu o World Pro Tournament. A fama mundial veio com uma mistura única de habilidade, humor e performances ao som da icônica trilha “Sweet Georgia Brown”.


Em 1958, a equipe contou com Wilt Chamberlain, que na época ainda não podia atuar na NBA. Um ano depois, os Globetrotters fizeram história durante uma turnê em Moscou, sendo ovacionados pelo então líder soviético Nikita Khrushchov.


O sucesso transcendeu as quadras. Em 1979, o time virou personagem de desenho animado criado pelos estúdios Hanna-Barbera, exibido em televisões de todo o mundo. Na animação, os Globetrotters enfrentavam vilões em partidas recheadas de superpoderes e bom humor.


Ao longo de sua trajetória, o Harlem Globetrotters rompeu barreiras raciais e também de gênero. Em 1980, Lynette Woodard se tornou a primeira mulher a integrar a equipe. Entre 1962 e 1971, o time manteve uma impressionante invencibilidade de quase 2.500 jogos, acumulando mais de 8.800 vitórias nesse período.


Mais do que entretenimento, os Globetrotters deixaram um legado transformador: ajudaram a moldar o basquete moderno e a abrir caminho para a diversidade e inclusão no esporte.