Para divulgar seu primeiro álbum solo, Pássaro Negro, o cantor e compositor Leon Adan leva sua turnê a comunidades quilombolas, assentamentos, associações comunitárias, regiões rurais e periféricas do Paraná. No dia 12 de julho, o show será em Antonina, no assentamento José Lutzenberger, e em agosto em Adrianópolis, no Quilombo João Surá.
“É mais do que uma circulação de shows, é uma travessia, um encontro. Vamos passar por lugares onde a cultura nasce, floresce e resiste. Em cada lugar vamos fazer um show e uma oficina. Ouvindo, tocando e aprendendo junto”, afirma Leon.
A escolha dessas localidades é intencional e profundamente significativa. Leon propõe um diálogo direto com comunidades historicamente marginalizadas, promovendo a acessibilidade cultural e a inclusão social por meio da arte. A circulação do show Pássaro Negro acompanhará oficinas sobre os ritmos Toré e Coco, e pretende dialogar diretamente com a narrativa do álbum, que se inspira nas raízes sonoras e culturais brasileiras, especialmente na herança afro-indígena.
Sobre o álbum
Lançado em maio deste ano, o álbum Pássaro Negro, tem uma abordagem que une sonoridade, história e memória. É um convite a ouvir, sentir e celebrar as vozes que ecoam nas raízes do Brasil, rompendo barreiras geográficas e sociais.
Com produção musical de Leo Gumiero, o álbum constrói pontes entre ritmos afro-indígenas — como o ijexá, o coco e o toré — e elementos do rock, da música eletrônica e das sonoridades urbanas. Carregando uma base percussiva intensa, riffs de guitarra e texturas eletrônicas que trazem uma linguagem contemporânea e potente.
Oficinas
A oficina “Ritmos e Ressonâncias: Explorando o Toré e Coco” é uma atividade voltada a jovens e adultos interessados em música e cultura, com ênfase na valorização das tradições afro-brasileiras e indígenas. A partir do álbum Pássaro Negro, será promovida uma imersão teórico-prática nos ritmos do Toré e do Coco, combinando vivências musicais, dança e criação coletiva estimulando a integração entre o tradicional e o contemporâneo.
Com metodologia participativa, a oficina será conduzida por Leon e pela coordenadora do projeto, Júlia Moretti, com o objetivo de desenvolver habilidades técnicas, incentivar a criatividade e fortalecer o reconhecimento das raízes culturais brasileiras.
Sobre Leon Adan
Pernambucano radicado em Curitiba, Leon Adan é cantor, compositor, percussionista, poeta, ator, produtor cultural e doutor em História (UFPR). Atua desde 2006 na promoção e fortalecimento da cultura popular afro-indígena, unindo tradição, pesquisa e experimentação contemporânea. É fundador de grupos e espaços culturais como a Casa Cultural Ará, o Bloco de Pífanos de Curitiba e o Bloco Araucoco, além de ter colaborado com diversos artistas, como Nilton Jr., Tiné, Criolo, Casas Populares da BR 232, Rúbia Divino e Tião Carvalho.
O álbum Pássaro Negro, celebra seus 18 anos de carreira marca um passo definitivo na consolidação de sua trajetória artística, somando música, história e poesia em sua obra.
SERVIÇO
Lançamento do álbum Pássaro Negro
- Oficina Ritmos e Ressonâncias: Explorando o Toré e Coco
- Quando: 12 de julho
- Onde: Assentamento José Lutzenberger (Antonina)
- Duração da oficina: 1h30
- Mais informações: 41 9596 9134 (Júlia Moretti)
- Instagram: @leonadanbr
Adrianópolis
- Quando: 02 de agosto
- Onde: Quilombo João Surá (Adrianópolis)
- Duração da oficina: 1h30
- Mais informações: 41 9596 9134 (Júlia Moretti)
- Instagram: @leonadanbr
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3uqW1K3ILhQoX62taYtLx1