Neste sábado (15), data em que o Ministério da Cultura (MinC) completa 40 anos, uma live especial será transmitida a partir das 15h no canal do YouTube de Tamir Felipe (youtube.com/tamirfelipe). O pesquisador, musicólogo e produtor cultural Manoel J. de Souza Neto apresentará uma análise técnica detalhada sobre a condenação do órgão por auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), com informações inéditas divulgadas em primeira mão.
Há mais de 20 anos, Manoel acompanha, estuda e pesquisa as políticas públicas no Brasil em suas diversas esferas, incluindo a federal. Ele atuou como conselheiro no Colegiado Setorial de Música do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MinC) entre 2005 e 2017.
Durante a live, o público terá acesso a informações até então não divulgadas sobre a gestão do MinC e um panorama dos seus 40 anos, abordando tanto sua importância quanto suas contradições. A análise será baseada no relatório “40º Aniversário do MinC: Uma análise da gestão diante da condenação do órgão em auditoria do TCU”, um estudo feito pelo Observatório da Cultura do Brasil. O documento, com mais de mil páginas, será disponibilizado no mesmo dia, incluindo análises, histórico dos 40 anos do MinC, dezenas de relatórios de condenações do TCU e CGU, além de localizações de representações do meio político (pedindo apurações, investigações e até CPI), bem como um apanhado de mais de 100 notícias na imprensa, de diversas épocas, com pontos chave da história do ministério.
Com uma audiência formada por espectadores assíduos, Tamir Felipe é streamer, músico e professor, que comanda um canal de Youtube com seu nome, em que realiza Lives diárias sobre política, cultura e temas correlatos.
Manoel J. de Souza Neto atua desde 1989 na defesa e desenvolvimento da música brasileira. Formado em Ciência Política, participou de centenas de debates, audiências públicas e congressos, além de criar cursos sobre leis de incentivo e produção cultural para universidades. Seu trabalho como consultor inclui colaborações com o Ministério da Cultura, Funarte, SESC-SP e UNESCO, além de estudos sobre economia criativa e políticas culturais. Ele integra o Observatório da Cultura do Brasil (OCB), uma rede de colaboração entre criadores de conteúdo para difusão de estudos culturais, economia da cultura, política cultural, direitos culturais, antropologia cultural, jornalismo cultural, economia política da música, sociologia e história da música, entre outros temas semelhantes.
Serviço:
Live “Explodindo a caixa preta do Ministério da Cultura em seu 40º aniversário”
Com Manoel J de Souza Neto no canal de Tamir Felipe
Data: 15/03/2025
Horário: 15h
Transmissão ao vivo em:
https://youtube.com/tamirfelipe