
Neste sábado a Itiban recebe o escritor e professor Oscar Nakasato para o lançamento do livro ‘NIHONJIN’ , publicado pela editora Fósforo. O evento começa às 16h e tem o apoio do maravilhoso Oidê .
Romance de estreia de Oscar Nakasato e vencedor do prêmio Jabuti (2012), Nihonjin — que significa “japonês” — é uma saga familiar contada a partir da vida de Hideo Inabata, um imigrante orgulhoso da própria nacionalidade que, como tantos conterrâneos, aporta no Brasil no início do século 20 para trabalhar nas lavouras de café do interior de São Paulo. Imbuído da sagrada missão de levar recursos ao seu país natal, conforme orientação do imperador aos seus súditos, Hideo logo se defronta com mais dificuldades do que imaginava, e as expectativas dos primeiros dias no navio logo se transformam diante do trabalho árduo e dos choques culturais na nova terra.
O romance foi publicado pela primeira vez em 2011 e volta em nova edição para reencantar leitores com a jornada da família Inabata, e, como afirma Leonardo Sakamoto no texto de orelha: “Nihonjin é um espelho, talvez desconfortável. Porque, no final, todos estamos tentando responder à mesma pergunta: quem somos nós nesta imensa lavoura chamada Brasil?”.
Quem vai participar do lançamento do livro em Curitiba
Oscar Nakasato
Nasceu em Maringá, Paraná, em 1963. Doutor em literatura brasileira, é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e autor da tese Imagens da integração e da dualidade: personagens nipo-brasileiros na ficção (Blucher, 2010). Seu romance de estreia Nihonjin ganhou o prêmio Benvirá de Literatura (2011), o prêmio literário Nikkei — Bunkyo de São Paulo (2011) e o Jabuti na categoria romance (2012). Foi colaborador do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, com resenhas críticas acerca da literatura japonesa.
Monica Okamoto
Professora Associada do Departamento de Língua Estrangeira Moderna da Universidade Federal do Paraná. É integrante da rede internacional de pesquisa: TRANSFOPRESS (Estudo da Imprensa Estrangeira) e do grupo de pesquisa Past Wrongs, Future Choices, da University of Victoria. Traduziu o romance Sôbô: Uma saga da imigração japonesa, de Ishikawa Tatsuzo com Takao Namekata e Maria Tomimatsu; organizou com Francisco Hashimoto e Janete Tanno o livro Cem Anos de Imigração Japonesa ; autora da obra A Influência Francesa no Discurso Brasileiro sobre o Japão e organizadora, junto com José Vanzelli, do livro Nipo-Brasileiros publicado em 2024.
Coordenou com Maria Ligaya Fujita o webdocumentário NipoBrasileiros (pela Pietà Filmes), vencedor do prêmio Brave New Series no Seoul Web Festival 2019.
15/03
Sábado
16h
Av. SILVA JARDIM, 845