
No dia 18 de junho celebrou-se o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, a data marca o momento na História quando, em 1908, o “navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses”.
Em homenagem aos 117 anos do marco e à comunidade de nipo-descendentes no país, a Livraria Telaranha organizou uma programação especial durante todo o mês de junho, com roda de conversa, opções gastronômicas exclusivas e seleções de livros.
O destaque vai para a roda de conversa “Vozes Amarelas”, que vai reunir, amanhã, às 19h, a editora Bárbara Tanaka, o cineasta e músico Luca Okido, a escritora Rafaela Tavares Kawasaki e a artista Yuka Ogata, quatro trabalhadores da cultura de ascendência japonesa, para refletir sobre experiências comuns e compartilhar como vivências nipo-brasileiras podem se expressar em diferentes linguagens artísticas.
O nome do evento é inspirado pelo título do livro de Monge Han que fala sobre a construção da identidade de pessoas amarelas no Brasil, relacionadas à ideia de ancestralidade.
Outras ações
Já no dia 3, a celebração do Mês da Imigração começou na Livraria Telaranha com a segunda edição do clube de leitura Nara, ocasião em que leitores e leitoras foram recebidos pelos mediadores Bárbara Tanaka e Raul K. Souza para conversar sobre o livro Ojiichan (Fósforo, 2024), do escritor paranaense Oscar Nakasato.
A parte gastronômica da homenagem também teve início já no começo do mês e segue durante junho todo. Exclusivamente neste mês, o cardápio do café vai incluir, além das opções padrões de culinária japonesa do estabelecimento, três opções de yakisoba. A opção mista (com alcatra e frango) e a versão vegana vão custar R$ 48. Já o yakisoba de camarão sai por R$ 58. Será servido um número limitado de porções por dia, e somente de segunda a sexta.
Durante todo o mês, também se encontra na livraria a Teia de Japão, uma mesa com uma seleção de livros especiais, todos relacionados ao Japão ou à imigração japonesa de alguma forma.
SERVIÇO
VOZES AMARELAS | identidades e ancestralidades nipo-brasileiras (com Bárbara Tanaka, Luca Okido, Rafaela Tavares Kawasaki e Yuka Ogata)
Quando: quinta-feira, 26 de junho
Horário: 19h
Onde: Livraria Telaranha (Rua Ébano Pereira, 269, Centro | Curitiba)
Entrada gratuita