
Com regência de Marcos Arakaki, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta, neste fim de semana, o concerto ‘A Música do Movimento Armorial’. O maestro, que também é escritor, esteve nesta quinta-feira (7/10) com o prefeito Rafael Greca, divulgando suas duas publicações: a ‘História da Música Clássica no Brasil’ e o livro didático ‘Conhecendo os Instrumentos’.
Os livros estarão à venda antes dos concertos, na sexta-feira (8/10), às 20h, e no sábado (9/10), às 18h30, na Capela Santa Maria. A apresentação do segundo dia também será transmitida ao vivo pelo Canal Arte e Cultura Icac, no Youtube (link abaixo).
Foi discutida a possibilidade de exposições, palestra para professores e utilização do material publicado na Oficina de Música de Curitiba, em janeiro de 2022. Arakaki nasceu em São Paulo e é regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, comemorou o encontro.
Livros
No livro “A História da Música Clássica”, o maestro apresenta, a partir de uma linha do tempo, os primórdios da música através dos povos antigos, a evolução da notação musical e dos instrumentos, seus períodos. Os principais nomes que construíram a história da música e suas influências também são citados.
“Conhecendo a Orquestra e os Instrumentos” é o segundo livro de Arakaki e o primeiro voltado para o público infantil. Na obra, ele apresenta cada instrumento e sua respectiva família. Cheio de curiosidades, a obra se complementa com um arquivo de áudio, acessado via QR Code. Uma playlist ilustra cada um dos instrumentos.
Concertos
A música do Movimento Armorial é o tema dos concertos da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Surgido na década de 70 no Brasil, o movimento foi uma vertente de valorização das artes populares nordestinas e levou ritmos como o baião, maracatu, coco e frevo à música clássica.
Na apresentação serão executadas cinco obras, dentre elas três estreias mundiais de compositores nordestinos: A Suíte do Cavaleiro da Triste Figura, de Eli-Eri Moura (1963); Galope Errante, de Marcilio Onofre (1982); e Sinfonia nº 2 Armorial, de Danilo Guanais (1965). Completam o programa obras de Clóvis Pereira (1932): 3 Peças Nordestinas e Mourão, parceria com César Guerra-Peixe (1914-1993).
Serviço
A Música do Movimento Armorial no Brasil
Data: sexta-feira (8/10), às 20h, e sábado (9/10), às 18h30, com transmissão pelo https://bit.ly/3jHqmH9
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Conselheiro Laurindo, 273)