Depois de dois anos, a exposição Human Bodies volta à capital paranaense com nove corpos e mais de cem espécimes de órgãos que permitem ao visitante conhecer profundamente a estrutura de cada sistema que compõe o corpo humano. A mostra já está montada no estacionamento do shopping Palladium e pode ser vista segunda a sexta-feira, das 11 às 22 horas; sábado, das 10 às 22 horas; e domingos e feriados do meio dia às 20 horas.
Conhecer o corpo humano em três dimensões e entender o funcionamento da estrutura de cada sistema – desde pele e ossos, dos pés à cabeça. Essa é a promessa da Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, exposição que volta a Curitiba depois de dois anos, com acervo inédito no Brasil e que conta com nove corpos e mais de cem espécimes de órgãos.
Além de conhecer a espécie humana em três dimensões, o visitante da exposição Maravilhas do Corpo Humano também poderá aprender como cuidar da saúde e como optar por estilos de vida saudável. Para isso, a exposição conta com cadáveres reais, preservados para fins educativos e científicos por um processo denominado de plastinação.
A mostra, apreciada por mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, permite que os visitantes compreendam doenças de uma maneira nova, e enfatiza problemas de saúde (como câncer de mama e artrite), esclarecendo danos e lesões a órgãos causados por obesidade e tabagismo.
A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos – a exposição é uma grande homenagem ao bem mais precioso que temos, a vida!, diz o coordenador da exposição, Lúcio Oliveira.
A mostra – A exposição Maravilhas do corpo humano foi projetada numa grande estrutura onde galerias levam os visitantes através de corpos completos, em poses inusitadas, ilustrando os sistemas numa forma dinâmica. Alguns corpos destacam-se por estarem em posições esportivas, como é o caso da acrobata e do tenista. Espécies de animais também estarão expostas, trazendo um fator ainda mais intrigante à mostra: nossas semelhanças e diferenças.
Tom Abrão, diretor de produção do evento, ressalta que a visita à exposição pode ser feita em família, já que a anatomia humana e fisiologia são pontos marcantes da educação infantil. Nós preparamos a exposição para que possa ser visitada pelas famílias e pelas escolas, permitindo que as crianças tenham uma experiência única, que não teriam apenas com livros. Aqui, o visitante vai entender sobre a complexidade do corpo humano e sobre a importância de cuidar do corpo por meio de nutrição adequada, exercícios físicos, explicou.