Minions, que estreia hoje em Curitiba, é um efeito colateral. As criaturinhas amarelas e engraçadas dos dois filmes Meu Malvado Favorito brilharam tanto que ganharam um filme só deles. Não é um fenômeno incomum em Hollywood: acontece desde 1985, quando os Ewoks, aqueles monstrinhos fofinhos de Star Wars 6 – O Retorno do Jedi (1983), ganharam um filme deles. Também ocorreu com o mordomo Crô (Marcelo Serrado) da novela Fina Estampa, com o Gato de Botas de Shrek e com os Pinguins de Madagascar. Tem um problema: normalmente esse tipo de filme é constrangedoramente inferior ao original. Não é o caso de Minions.

Em sua condição de efeito colateral da franquia de Meu Malvado Favorito (que teve filmes em 2010 e 2013), Minions tem um papel importante: não deixar a franquia esfriar. A Universal, dona da animação, anunciou que a estreia de Meu Malvado Favorito 3  — com Gru, seus minions e suas filhas adotivas Margot, Edith e Agnes — chega aos cinemas em junho de 2017.

Mas, afinal, o que são os minions?

É aí que Minions começa: revelando a origem das criaturinhas. E isso remete a muito antes do careca-narigudo-malvado Gru. Muito antes. Pelo filme, os minions existem desde que existe vida no planeta Terra. Seu propósito é sempre servir ao mais malvado vilão do pedaço. Assim sendo, o histórico de serviços deles ultrapassa 1 bilhão de anos. E nesse tempo seu currículo de trabalho inclui o tiranossauro rex, o faraó Queops, o Conde Drácula e o general Napoleão. Os minions servem a eles com alegria, muita alegria — o que, para os vilões, nem sempre é uma boa.

Ate que chega o ano de 1968. Entediados por não terem a quem servir, três minions — Kevin, Stuart e Bob, os mais evidentes da turma — resolvem sair do refúgio da espécie para encontrar alguém digno de sua serviência. Alguém mau, muito mau. E desembarcam na Nova York de  1968.

Entre idas e vindas, Kevin, Stuart e Bob acabam alistados pela malvadona de seus sonhos: Scarlett Overkill, uma vilã popstar com desejos megalomaníacos e casada com um gênio na construção de armas, Herbie. Ela os recruta para seu grande plano maligno: roubar a coroa da Inglaterra e, com isso, tornar-se a rainha. Que grande ideia, não? O que poderia dar errado?

Minions consegue prender a atenção de todas as crianças, até as pequenas — no máximo, elas pedem para ir ao banheiro — e consegue também divertir os adultos. Mesmo porque está cheio de referências pop, como Os Beatles, Jimi Hendrix e a espada Excalibur. É possível rir antes mesmo de o filme começar.

CURIOSIDADES

– O termo minion pode ser traduzido do inglês por criado, escravo, favorito e criança.
– Na versão em português, a vilã Scarlett Overkill é dublada pela Carminha Adriana Esteves.
– Richard Nixon, aquele mesmo do Watergate, aparece no filme em campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos.


HISTÓRIA

Linha do tempo dos Minions

1 bilhão de anos atrás
Surgem junto com os primeiros organismos unicelulares do planeta. E sempre se dispõem a servir ao organismo que fagocita o menorzinho

600 milhões de anos atrás
Saem da água servindo o mais malvado bicho que deixou a água e foi para a terra firme

70 milhões de anos atrás
Servem ao tiranossauro rex

Ano 20.000 a.C
Servem ao mais malvado chefe de tribo pré-histórica

Ano 20.000 a.C,
5 minutos depois
Servem ao urso que comeu o mais malvado chefe de tribo pré-histórica

Ano 2.528 a.C.
Servem ao faraó Quéops, aquele da grande pirâmide do Egito

Ano 1700
Servem a Vlap Tepes, o empalador, a essas alturas já transformado em Conde Drácula

Ano 1812
Servem ao francês Napoleão Bonaparte na campanha de conquista da Rússia

Ano 1820
Encontram um refúgio em uma terra erma e gelada do Himalaia e ficam por lá

Ano 1968
Após anos de tédio sem nenhum chefe do mal, três minions — Kevin, Stuart e Bob — procuram o maior vilão do mundo para servir a ele. Encontram Scarlett Overkill. Os outros descobrem que podem servir ao Abominável Homem das Neves, mas sem querer o matam

Ano 2010
Ajudam seu mestre, Gru, no plano de roubar a lua (como visto em Meu Malvado Favorito)

Scarlett Overkill, sonho de ser rainha da Inglaterra com os minions Stuart, Bob e Kevin, respectivamente