
A 4ª edição do Mata Atlântica Ecofestival conta com mais de 40 artistas na nova edição. Em 2025, o evento acontece nos dias 16 e 17 de agosto no Campo das Artes, em São Luiz do Purunã (Balsa Nova). Em 2025, o evento acontece nos dias 16 e 17 de agosto no Campo das Artes, em São Luiz do Purunã (Balsa Nova). O local é conhecido por estar na maior unidade de conservação ambiental do Estado do Paraná – a APA da Escarpa Devoniana –, o lugar foi cuidadosamente planejado pelo ator paranaense Luis Melo, que atualmente está no remake de Vale Tudo, no papel do jornalista Bartolomeu.
Para Melo, um dos principais objetivos em ser parceiro deste evento é promover o turismo local e reduzir a distância entre artistas, produtores, artesãos e o público. “Eu acredito que é necessário sempre conhecer o que vamos consumir, e esta é uma oportunidade de unir toda essa gente em um espaço democrático”, afirma. Melo destaca que o encontro promove arte, design, moda, fotografia, literatura, música, gastronomia e feira de produtores locais.
São mais de 40 artistas, empreendedores e empresários envolvidos para oferecer ao público cultura, produtos, experiências e troca de conhecimento. A grande novidade desta edição é a Mostra Cultural com exposição fotográfica e um festival de bandas instrumentais autorais. A Mostra Cultura é uma realização do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. Boa parte dos expositores que farão parte da feira, optaram por aproveitar o evento para lançar novos produtos. Além disso, o ambiente será petfriendly, com direito a brindes para os pets que serão ofertados por um dos expositores. Também haverá almofadões e poste com saquinho cata caca e pote de água.
Principais atrações
A Casa Portfolio, do fotógrafo Nilo Biazzetto Neto, está confirmada como expositora e levará uma ideia elaborada especialmente para o Ecofestival no Campo das Artes: deixará à disposição dos participantes 200 exemplares de livros do fotógrafo curitibano Carlos Alberto Xavier de Miranda, conhecido como Nego Miranda, para doação. Em troca, basta que os interessados levem um quilo de alimento não perecível que será destinado à comunidades carentes da região. Ainda na programação da Casa Portfolio está previsto o lançamento do livro Pantanal, do fotojornalista José Medeiros, que ainda fará um bate-papo sobre como a fotografia pode documentar e salvaguardar biomas e comunidades que vivem em regiões ambientais.
Outra atração é uma das maiores referências do esporte brasileiro, o alpinista Waldemar Niclevicz, que foi protagonista da primeira ascensão brasileira ao Everest. Niclevicz é um dos fundadores da Fundação SOS Mata Atlântica e fará uma palestra no espaço da Casa Portfolio dentro do Campo das Artes. A Reserva Natural do Alpinista Waldemar Niclevicz (RNAWN) é um modelo inovador de uso racional da terra e está localizada em um remanescente da ameaçada floresta com araucária, no bioma Mata Atlântica.
Destaque também é a presença da artista visual e jornalista Bruna Alcantara, que já participou de exposições individuais e coletivas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, além de Portugal, Alemanha, Itália e Líbano. Bruna explora diferentes campos da cultura e dos canais de informações para trabalhar temas como as violências do espaço público e político e as relações do corpo feminino no contexto social e histórico.
Para o Campo das Artes, a artista optou por uma instalação inédita, como desdobramento da série Reflita-se. Será uma exposição guiada em um lugar aberto e em meio à natureza. “Em 2022, realizei uma residência artística no Campo das Artes onde pesquisei a direção dos ventos, principalmente guiada pela força que a natureza exerce naquele lugar. Não diferente da força que a natureza exerce em corpos femininos”, afirma a artista. “O público vai poder estar em lugares onde estive e eu gostaria que experienciassem vivências parecidas com as minhas enquanto estava por lá, como a força do céu, o vento, as imagens enquadradas nos reflexos dos espelhos”, complementa.
Serviço:
Mata Atlântica Ecofestival no Campo das Artes
Data: dias 16 e 17 de agosto, das 10h às 18h
Local: Campo das Artes – Estrada da Lage, 370, São Luiz do Purunã (Balsa Nova/PR).
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Palestras alpinista Waldemar Niclevicz:
Sábado (16) e domingo(17), às 15h
Lançamento livro Pantanal, de José Medeiros:
Sábado (16), às 16h
Opções gastronômicas:
Le Gado Restaurante: pão de alho artesanal, steak tartare, canudinho de maionese, caponata de legumes, costela fogo de chão, beef ancho angus, mandioca nordestina, farofa de ovos, maionese de batata, vinagrete de feijão, salada de escarola com bacon, hamburger Le Gado defumado.
Casa Portfolio: sandubas, risotos, chope, vinho, drinks, doces, picolés e muito mais.
Café&Pão (Origem Comida Honesta): pães de fermentação natural, cookies, croissants, danish, empanadas, cafés especiais, pizzas.
Oak Farm Gelato – Da Fazendo ao Pote: gelatos artesanais fabricados na Colônia Witmarsum, unindo o leite fresco, força e tradição (sabores: fior di Latte/leite puro; kaffee; doce de leite; kakao; pistache; iogurte com blueberry; sorbet de morango).
Usina Malte: primeira cervejaria da Colônia Witmarsum.
Bandas:
Sábado (16) – Pedro Afara Trio e Conect Mother Ship
Domingo (17) – Trio da Madrugada e Curitiba SkaJazz
Link para a compra de ingressos*:
*Moradores(as) de Balsa Nova pagam meia-entrada
Saiba mais sobre o Campo das Artes: https://www.campodasartes.com.br/
Saiba mais sobre a programação do Ecofestival: https://mataatlanticaecofestival.com.br/programacao/
Mata Atlântica EcoFestival: A 4ª edição do Mata Atlântica EcoFestival, o maior festival de esportes de Aventura, Cinema e Arte do sul do Brasil – acontece de 14 a 28 de agosto em cidades da região do Bioma da Mata Atlântica no Paraná, incluindo Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e também em São Luiz do Purunã, representante dos nossos Campos Gerais. Durante 15 dias, as cidades de Antonina, Araucária, Campo Largo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, e São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, serão o cenário de uma programação que privilegia a vida ao ar livre e a natureza. Cerca de 5 mil pessoas devem participar do evento. O Mata Atlântica EcoFestival 2025 é apresentado este ano pela Rumo Logística. Os patrocinadores são Brose, Copel e Grupo Ambiensys. Como apoiadores estão a GT Building, o Campo das Artes e o Instituto Rumo. A promoção oficial é da Mundo Livre e da RPC. A Mostra Cultural do festival tem a realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
ARTISTAS E EXPOSITORES4ª edição do Mata Atlântica Ecofestival no Campo das Artes
PRODUTORES LOCAIS
- Universo Verde: produtor e revendedor de plantas suculentas e cactos.
- RA Dioramas e Mini Mundos: dioramas, miniaturas de construções realistas e composições de miniaturas e plantas suculentas.
- Panipano: aventais, toalhas de piquenique, utilitários para cozinha em tecido e madeira, bandeirinhas de tecido, rolos de massa.
- Kakaowit Chocolates: seleção especial de chocolates bean to bar produzidos artesanalmente com cacau de origem sustentável da Mata Atlântica.
- Menno Farm e Sítio da Oma: geleias artesanais orgânicas.
- Abelha Brasil: por meio da conservação das abelhas nativas sem ferrão, produz mel e derivados de forma sustentável.
- Kaffeewit: café especial (bebida), café especial moído e em grãos, drip coffee, produtos artesanais com café (doce de leite com café, velas artesanais de café, entre outros), utensílios para café. Lançará uma nova variedade de café, região vulcânica sul de minas – safra 2025.
- Cooperativa Witmarsum: os queijos finos da cooperativa celebram as famílias que se mantêm na atividade leiteira, a tradição queijeira europeia e o terroir da Colônia Witmarsum.
- CasaNita: pães e cucas, fermentação natural, doce leite, geleias, velas artesanais, cerâmicas artesanais.
- Jurema Natural: biocosméticos da Mata Atlântica (sabonetes, shampoos, pomadas, desodorantes, maquiagem).
- Loja Instituto Purunã: curadoria especial de produtos que valorizam a identidade e a produção local de São Luiz do Purunã: artigos em madeira, vinhos artesanais, peças de cutelaria local, bolsas e acessórios produzidos pelas artesãs do distrito, além de produtos ecologicamente corretos.
ARTE IMPRESSA
- Casa Portfolio: livros, sebo, fotografias, postais, camisetas e bate-papo com o autor e fotógrafo José Medeiros (lançamento do livro “Pantanal”, seguido de roda de conversa sobre como a fotografia pode documentar e salvaguardar biomas e comunidades que vivem e resistem em regiões de importância ambiental como o Pantanal (sábado, às 16h, no Barracão Amarelo).
DESIGN DE OBJETOS
- DS Wood (Didus SantoS): produtos autorais em madeira, com foco em sustentabilidade. Peças únicas e exclusivas, como luminárias e centros de mesa, feitas com madeiras nobres e reaproveitadas e que fogem do modismo.
- Comum: canecas, cadernos, panos de prato, ecobags, placas decorativas e flâmulas bordadas à mão com frases e imagens que abordam temas como direitos humanos, direitos da natureza, em defesa dos povos originários. Os produtos também abordam a literatura, a música e a cultura brasileira e universal.
- Oficina de Fine Arts: móveis e objetos com madeira antiga. No evento, ainda terá uma colab com pintura de caminhão clássico.
- Alavanderia Atelie: velas com base em concreto, peças em acrílica (vasos, porta guardanapos); com massa artesanal – blend de cargas minerais com aditivo acelerador à base de água (luminárias, porta copos, pratos, bandejas e bolws).
- Trapilho Design: puffs, cachepôs de plantas e cestos organizadores feitos à mão em crochê com fio de malha.
- Lena Muniz Objetos Poéticos: objetos em porcelana, como corações anatômicos de parede, pingentes, colares, pratos, murais, vasos e esculturas, além de painéis bordados, joias de parede em porcelana e painéis em tecido brocado bordados.
- Fernanda Alves Atelier: mais do que cerâmicas feitas à mão, são criações que contam histórias. Cada peça carrega beleza, afeto e o poder de transformar mesas, lares e vidas.
- Sceliphron: peças autorais, utilitárias e decorativas, confeccionadas em cerâmicas. Peças exclusivas que foram inspiradas na natureza e produzidas em alta temperatura (1.220 graus).
MODA AUTORAL
- Ateliê Vânia Toledo Martins: joias esculpidas à mão, com traços de elegância, personalidade e exclusividade. Brincos, colares e pulseiras cheios de história – alguns colares bem versáteis, podem ser usados dos dois lados e ainda regular o comprimento. Novidade: coleção do artista Arthur Bispo do Rosário.
- PIN: peças em tricô, malharia retilínea.
- Rejane Mota Arte Textil: peças de vestuário e encadernação artesanal produzidas com a técnica de ecoprint (impressão botânica).
- Silvana Dilfetre: lenços e roupas em seda e toque de seda, pintados à mão.
- H-AL | Alexandre Linhares & Thifany F.: peças de Arte Têxtil autoral, criadas a partir de retalhos e resíduos da indústria sob princípios de ecodesign e sustentabilidade. Os trabalhos transitam entre moda, artes plásticas, poesia visual e audiovisual, utilizando a vestimenta como suporte narrativo.
- Ateliê Divina Estrela: artigos feitos no crochê, como mantas, colchas, vestimenta (casacos, meias, golas, toucas, balaclava), acessórios (bolsas de vários tamanhos, carteira e elástico para cabelo).
- Ybyrá Madeira: marca brasileira, criada em Curitiba com foco na produção de peças exclusivas e autorais em madeira.
- Mnovak: bolsas autorais executadas à mão com a utilização de matéria-prima alternativa dentro do aproveitamento máximo. Modelos atualizados específicos para a feira utilizando resíduos têxteis.
- VU Vestimenta Urbana: marca de roupas confy, de design autoral. A intenção é produzir uma moda atemporal, confortável com identidade e estilo! Roupas amplas, fluidas com um toque de modernidade.
GASTRONOMIA
- LeGado Restaurante: pão de alho artesanal, steak tartare, canudinho de maionese, caponata de legumes, costela fogo de chão, beef ancho angus, mandioca nordestina, farofa de ovos, maionese de batata, vinagrete de feijão, salada de escarola com bacon, hamburger LeGado defumado.
- Casa Portfolio: sandubas, risotos, chope, vinho, drinks, doces, picolés e muito mais.
- Café&Pão (Origem Comida Honesta): pães de fermentação natural, cookies, croissants, danish, empanadas, cafés especiais, pizzas.
- Oak Farm Gelato – Da Fazendo ao Pote: gelatos artesanais fabricados na Colônia Witmarsum, unindo o leite fresco, força e tradição (sabores: fior di Latte/leite puro; kaffee; doce de leite; kakao; pistache; iogurte com blueberry; sorbet de morango).
- Usina Malte: primeira cervejaria da Colônia Witmarsum.
MÚSICA
- Dj Barbosa: estilo musical variado resultado de uma vasta pesquisa musical, passando pela MPB, rock, instrumental, word music, pop rock, afro beat, alternativo, folk e raggae.
- Festival de Bandas: Pedro Afara Trio, Conect Mother Ship, Trio da Madrugada e Curitiba SkaJazz
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
- Bruna Alcantara: instalação artística inédita no Campo das Artes, a série Reflita-se. Exposição guiada em um lugar aberto e em meio à natureza.
- Do fim ao recomeço (oficina de ressignificação de materiais naturais, com Manu Daher): a artista irá falar sobre seu processo criativo, expandindo os olhares para a interpretação das possibilidades ao usar materiais naturais da região. Depois, explicará a intenção da composição a ser criada coletivamente e sairá com os participantes para uma pequena colheita e seleção dos elementos naturais já colhidos pelo Campo das Artes. Serão produzidos individualmente pequenos bouquets e, logo que todos terminarem, a artista reunirá todos os trabalhos para construir uma forma só, a de um pássaro. A oficina será no sábado, das 16h às 18h.
- O tempo, o vento e as mãos (Coletivo Trama): composto pela artista visual, Rute Yumi, pela estilista Edalina de Paula, a arte educadora Ellen Biora e a produtora cultural Rafaela Prestes, o coletivo propõe uma experiência de partilha em um espaço-tempo, do compartilhamento entre as pessoas em meio a fios, linhas, agulhas, ideias, projetos, vontade de aprender ou ensinar, conversas ou silêncios.
- Mamangava | Artista Cris Beleski: oficina para crianças e adultos, com a criação de arte em seu mini guarda-chuvinha decorativo. A artista também estará como expositora com guarda-chuvas artísticos, produtos em Neoprene (lixeira para carro e case para Ipad), adesivos exclusivos da marca, quadros. O valor da oficina será R$60 por pessoa, incluindo uma mini guarda-chuvinha (materiais de uso durante a oficina já estão inclusos no valor. Capacidade para 10 pessoas, por oficina.
- Bubble Drum: envolve a brincadeira de bolhas de sabão com música instrumental do HandPan. Arte sutil, música etérea, hipnotizante. Brincadeira leve e livre para crianças de todas as idades.
PET
- Cozinhando para Cães: produtos de fabricação própria à venda, como biscoitos, proteínas desidratadas e mordedores naturais. Os pets serão presenteados com biscoitos e salgadinhos, além de aproveitarem o campo com almofadões, poste com saquinho cata caca e potes com água.