Cultura "Capoeira na Noite"

Meia Lua lança música nova e grava clipe no Parque Vista Alegre, em Curitiba

'Capoeira na Noite, Conquistas de um Capoeira' está disponível em todas as plataformas digitais

Assessoria de Imprensa
meia lua

Meia Lua lança música inspirada na história do avô materno (Divulgação)

A cantora e compositora Meia Lua tem projeto novo. Ela resgata suas raízes e enaltece a cultura afro-brasileira em seu mais novo lançamento, “Capoeira na Noite, Conquistas de um Capoeira”.

A canção, disponível em todas as plataformas digitais, narra a história de seu avô materno, um baiano de Beija Flor que fugiu da senzala em busca dos quilombos.

“A música exalta a bravura do povo negro, reforçando que nunca foram escravos, mas sim escravizados, e que sempre lutaram pela liberdade. Através de versos potentes e envolventes, eu convido o público a refletir sobre a resistência e a força ancestral que permeiam a minha trajetória artística”, explica a cantora.

‘Capoeira na Noite, Conquistas de um Capoeira’ está disponível em todas as plataformas digitais. A música é uma ladainha de capoeira e foi produzida pelo produtor musical Vinícius Araújo. O videoclipe, gravado no Parque Vista Alegre em Curitiba e com direção da Semeio Produções, será lançado no final deste mês.

Trajetória

Meia Lua é cantora, compositora, instrumentista, capoeirista, arte-educadora e pesquisadora da cultura brasileira. Licenciada em Música pela FAP, é uma das organizadoras da roda Maria Navalha, que resgata o samba de autoria de mulheres.

Também participa do Samba do Compositor Paranaense e integra os grupos Duo Odaras, Trio Carinhoso e Forró Cajaranas. Suas vivências musicais e culturais influenciam diretamente suas composições, que transitam entre o samba, a capoeira, o maracatu e outras expressões da cultura popular, evidenciando suas origens afro-brasileiras.

Em 2024 a artista lançou Ausência, seu primeiro single autoral. A música narra a história de uma mulher que sai na madrugada, angustiada por um relacionamento abusivo, e encontra no samba o seu verdadeiro amor.

Meia Lua tem no empoderamento feminino e nas vivências de mulheres negras algumas de suas marcas. A essência do samba aparece no encontro de violão sete cordas, bandolim e surdo que se juntam à voz de Meia Lua e seu inseparável pandeiro.

Próximos passos

A cantora lançará este ano o seu primeiro EP autoral, composto por cinco faixas, e com direito a show de lançamento no Teatro Paiol, no dia 07 de maio de 2025, às 20h. Os ingressos ainda não estão à venda.