Divulgação
Volta nesta terça-feira (9/11), a programação do projeto que leva música clássica gratuita às Regionais de Curitiba. Outras cinco apresentações estão previstas para o projeto Composições Paranaenses: a Música Pede Passagem, até o dia 25 de novembro.
Nesta semana, os concertos acontecem na terça-feira (9/11), às 16h, na Rua da Cidadania do Boa Vista e nesta quinta-feira (11/11), às 15h, na Rua da Cidadania do Bairro Novo. Para assistir não é necessária inscrição, apenas chegar com antecedência para garantir o lugar.
Ainda neste mês, o grupo é formado pela soprano Luciana Melamed e um quarteto de cordas, estarão no novo espaço cultural de Curitiba, o Teatro da Vila no bairro do CIC, nas comemorações de aniversário da Rua da Cidadania do Tatuquara e no Oratório de Bach, no Bosque do Alemão.
Durante aproximadamente 1 hora, serão executadas obras de compositores que marcaram a música clássica no Estado. Serão apresentadas composições dos paranaenses Bento Mossurunga (1879-1970), Henrique de Curitiba (1934-2008) e Alceo Bocchino (1918-2013).
O violinista e integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, Vitor Andrade é o diretor artístico e idealizador do projeto. “A intenção é ressaltar a música clássica local, para isso foram escolhidos compositores que fizeram história e hoje são referência. Nos estimula saber que essa primeira experiência pode ser a porta de entrada para a plateia ou mesmo a cena da música erudita”.
Fazem para da formação do projeto Composições Paranaenses: a Música Pede Passagem, instrumentistas da Camerata Antiqua de Curitiba e integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná. O quarteto de cordas conta com os violinos de Ricardo Molter e Vitor Andrade, viola de Daniel Mendes e violoncelo de Samuel Pessatti.
Primeira fase
O projeto financiado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba, e apoio do Colégio Positivo, teve início no dia 10 de outubro e desde lá já passou por cinco regionais, Pinheirinho, Fazendinha, Cajuru, Carmo e Matriz.
Além do público livre, também foram convidados alunos de escolas da rede pública de ensino, como forma de democratizar o acesso à música clássica e incentivar a formação de plateia nas salas de concerto.
Até o momento, participaram alunos do Colégio Estadual Pio Lantéri, Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, Colégio Estadual Hildebrando de Araújo e do Colégio Estadual João Bettega.
Veja a programação:
9/11 – Rua da Cidadania do Boa Vista, às 16h
11/11 – Rua da Cidadania do Bairro Novo, às 15h
16/11 – Rua da Cidadania do Tatuquara, às 15h. (Aniversário da Regional)
23/11 – Teatro da Vila, às 16h
25/11 – Oratório de Bach (Bosque Alemão), às 16h