MON realiza grandiosa exposição dos cem anos de Poty Lazzarotto
MON realiza grandiosa exposição dos cem anos de Poty Lazzarotto (Cadi Busatto/MON)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a grandiosa exposição “Trilhos e Traços, Poty 100 anos”, para comemorar o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998). Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a mostra reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças pela família do artista ao Museu, em 2022.

A visitação estará aberta ao público a partir de 12 de abril, próxima sexta-feira, na Sala 6. Poty Lazzarotto trilhou seu caminho a partir do desenho, aprofundando-se, em seguida, na gravura, da qual se tornou um mestre, sendo o criador do primeiro curso de gravura do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Muito de sua produção é biográfica, indo de lembranças de menino em torno de trilhos e vagões de trem a registros de tipos curitibanos e dos cenários que eles habitam. Poty é direto e sem rodeios em seus desenhos e gravuras. Foi com essa característica espontânea que ilustrou diversas obras da literatura brasileira, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Não poderia, também, ter deixado de dar a vida aos curitibanos controversos retratados nos contos de outro ícone paranaense, Dalton Trevisan.