
Durante o mês de agosto, o Museu Oscar Niemeyer (MON) terá oficinas e mediações gratuitas nas quartas-feiras, dia de entrada gratuita no museu. As atividades acontecem no período da tarde e contam com intérprete de Libras. Não é necessário conhecimento prévio em arte. As inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.
A programação inicia com o “Laboratório de experiências: Tinta Acrílica” no dia 6/8, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Na oficina, os participantes poderão explorar as possibilidades artísticas da tinta acrílica, criando paisagens e misturas de cores. A inspiração para as criações são as obras da mostra “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”, na Sala 11. A oficina é recomendada para adultos e crianças a partir de 3 anos. Os participantes menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.
No dia 13/8, às 15h, acontecerá a mediação na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em cartaz na Sala 5. Esse encontro, ministrado pela equipe de mediadores do MON, propõe o diálogo com o público com o objetivo de ampliar percepções e experiências com as exposições. Além disso, oferece aos visitantes a oportunidade de se aprofundar na coleção de obras asiáticas do MON. A mediação é livre para todos os públicos.
Já na oficina “Padrões com objetos cotidianos”, realizada em duas sessões no dia 20/8, às 10h30 e 14h30, os participantes serão convidados a criar utilizando objetos cotidianos. A atividade é inspirada na mostra “Veemente”, do artista mexicano Gabriel de la Mora, em exibição na Sala 1, em que as obras são produzidas a partir de materiais como: fios de cabelo, fragmentos de espelhos, cascas de ovos, solas de sapato, asas de borboleta e outros. Assim, a proposta é criar padrões, colagens e desenhos. A oficina é recomendada para adultos e crianças a partir de 5 anos. Os participantes menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.
No final do mês, o MON promove uma visita mediada pela mostra “Eterno Feminino – Teca Sandrini”, no dia 27 de agosto, às 15h. A ação conduzida pela equipe do Educativo MON oferece a oportunidade de dialogar sobre a exposição e expandir a percepção sobre as obras da artista curitibana Teca Sandrini. Com curadoria de Maria José Justino, a mostra apresenta desenhos, gravuras e esculturas produzidas ao longo da trajetória da artista, na Sala 7. O acesso é livre para todos os públicos.
SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço
Oficinas:
“Laboratório de experiências: Tinta Acrílica”
6 de agosto
Sessões 1 – 10h30 às 12h
Sessão 2 – 14h30 às 16h (com Libras)
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Público: adultos e crianças a partir de 3 anos. Menores de 14 anos devem estar obrigatoriamente acompanhados por uma pessoa adulta.
Obs.: as inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação.
“Padrões com objetos cotidianos”
20 de agosto
Sessões 1 – 10h30 às 12h
Sessão 2 – 14h30 às 16h (com Libras)
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Público: adultos e crianças a partir de 5 anos. Menores de 14 anos devem estar obrigatoriamente acompanhados por uma pessoa adulta.
Obs.: as inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação.
Mediações:
“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Colonialismo – Terceira Edição”
13 de agosto
15h (com Libras)
Ponto de encontro: Sala 5
Público: livre
As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada. As atividades estão sujeitas a lotação.
Esta atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail [email protected]
“Eterno Feminino – Teca Sandrini”
27 de agosto
15h (com Libras)
Ponto de encontro: Sala 7
Público: livre
As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada. As atividades estão sujeitas a lotação.
Esta atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail [email protected]
Museu Oscar Niemeyer