01Nana Caymmi
Nana Caymmi em 2015 (foto: Roberto Filho / divulgação)

A cantora Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada na Clínica São José, em Botafogo, zona sul do Rio. A morte foi confirmada por Danilo Caymmi, irmão da cantora, mas não se divulgou a causa. Ela estava internada desde 26 de agosto, com problemas circulatórios.

“É com muito pesar que eu comunico o falecimento da minha irmã, Nana Caymmi, e estamos, lógico, na família, todos muito chocados e tristes, mas ela também passou nove meses sofrendo de sofrimento em um hospital, UTI, um processo muito doloroso, de várias comorbidades, enfim, Eu queria que vocês ajudassem a divulgar esse falecimento dela para os fãs. Muitos fãs, o Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que o Brasil já viu, de sentimento, de tudo, enfim. Nós estamos realmente todos muito tristes, mas ela terminou nove meses de sofrimento intenso dentro de uma UTI de hospital. Bom, enfim”, disse Danilo, nas redes sociais.

Nana Caymmi morava com seu filho em uma casa na zona sul carioca. A artista tinha duas netas, filhas de Denise, que era sua empresária. Sua filha Stella vive sozinha e é escritora.

Nascida em 29 de abril de 1941, Nahna Caymmi era filha do compositor, cantor e violonista Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris. Criada num ambiente musical, ela iniciou a carreira artística em 1960, quando gravou na gravadora Odeon a faixa Acalanto (Dorival Caymmi), no LP do pai, que compôs a canção de ninar para ela quando era ainda criança. Ela e Dorival gravaram em dueto a canção.

Seu primeiro disco é ‘Nana’, de 1963. Até 2020, a cantora tinha lançado 25 álbuns ao todo. O último foi ‘Nana, Tom, Vinicius’, de 2020.